quinta-feira, julho 02, 2009

Amendoíns outra vez!

Pronto, começaram as notícias sobre o futebol e começo eu a ferver! Será fervura em pouca água? Veremos.
André Almeida e Pelé, dois jovens da cantera, o último ainda sem contrato de profissional, já estão prometidos ao FC Porto! Direito de opção, o que na prática é a mesma coisa. Vamos repetir a cena ‘Rolando’?!
Teóricamente, direito de opção significa que o Porto pode cobrir, igualando, a melhor proposta que fizerem pelos rapazes. Isto na vigência do contrato que os liga ao Belenenses.
Mas na prática é tudo ao contrário – os rapazes interiorizam que são (potenciais) jogadores do FC Porto e comportam-se como tal. Vão rodando no Belenenses e no caso de serem mesmo bons, quando chegar a altura de renovarem novamente, antes de darem o salto, estão-se nas tintas para os interesses do clube formador/vendedor e só pensam em facilitar a transacção ao clube comprador. Isto é dos livros.
Os nossos dirigentes, por seu turno, também interiorizam que só é possível negociar nestas condições e preparam-se para trocar ouro por amendoíns. À semelhança dos índios da América do sul perante os conquistadores espanhóis!
Assim nunca conseguiremos vender uma ‘truta’ no mercado europeu. Talvez ganhemos uns trocos se Porto, Benfica, ou Sporting, ganharem uns milhões na venda do jogador que formámos!
Até nisto a união europeia é uma mentira. Porque não é para todos. Para os pequenos não é de certeza. Para os anjinhos também não.

Saudações azuis.

Sem comentários: