domingo, maio 08, 2005

Os “Biombos”

O biombo é uma peça de mobiliário, constituída por vários painéis articulados, muito decorativos, com o objectivo fundamental de tapar ou esconder as zonas menos nobres das nossas habitações e o que lá se passa.
Têm origem na China (como quase tudo) e os portugueses nas suas viagens, descobriram-nos, gostaram deles, e usam-nos muito.
Por exemplo, a nossa Federação de Futebol tem para lá um grande biombo, a imitar os antigos, e que praticamente não nos deixa ver nada. Tapa a sala toda e eu considero que aquilo é mais um tapume do que um biombo!
A Liga, mais propriamente, os donos da bola, querem agora substituir o biombo que lá existe, que aliás, foi há pouco tempo a concertar! De facto está muito estragado, tem levado muitos safanões e está todo esburacado.
Tem tantos buracos que já nem se percebem bem as chinesices que eram tão bonitas e tão decorativas!
Agora, pelos buracos, vê-se quase tudo o que se passa lá dentro: os cozinhados, os corredores, os alçapões e até o pessoal de faca na liga (?!) que por lá anda e não devia andar…
Valha a verdade que este biombo teve sempre um defeito – esquecia-se muitas vezes que era biombo e aparecia no meio da sala ao pé das cómodas, o que era desagradável.
Bem, espero que as cómodas (digo, os donos da bola) encontrem um biombo à medida, mas que não o vão buscar aos antiquários do meu bairro…De resto, a Liga não precisa de biombos, precisa é de trocar a mobília toda.
JSM

xmlns:dc="http://purl.org/dc/elements/1.1/"

<< Home