quinta-feira, maio 24, 2018

Similitudes e diferenças


Para além da poeira que um dia há-de assentar a crise que atinge hoje determinado clube é um fenómeno generalizado e que afecta todo o futebol português. O problema da representação, a desactualização dos estatutos, as relações entre os clubes e as SAD’s, as modalidades versus futebol, as claques e o público, tudo isso está a passar à frente dos nossos olhos como num filme mas um filme censurado onde só se mostra aquilo que dá jeito! E agora o que vende e dá jeito são as feridas na careca de um jogador e a violência das claques, última descoberta nacional!

Nem de propósito, escrevi há pouco tempo um postal onde concluía que a representação do actual Belenenses não estava nem na Direcção, nem na SAD. E também não estava nos actuais adeptos divididos entre o clube e a SAD, mas que estava sim na equipa de futebol e nos símbolos que ostenta. Mantenho. E mantenho porque o ponto de partida se mantém. Quem invoca o passado glorioso do Belenenses não se pode pôr em bicos de pés e fingir que está a representar essa quimera.

Portanto seria um erro de palmatória confundir o que eu disse com as teses televisivas ou octavianas que reduzem um clube ao seu treinador e aos actuais jogadores admitindo até a possibilidade de poderem ser eles a decidir quem deve ser o respectivo presidente! Isto é coisa de idiotas.

Totalmente diferente é falar na equipa que entra em campo independentemente dos jogadores que pontualmente a sirvam. Ou o treinador que pontualmente a oriente. A equipa, sendo real e devendo ser a mais forte possível, é neste sentido uma entidade abstracta e intemporal. Nomeadamente em época de crise, em que ninguém se entende.

Estamos no início de uma nova época e seria bom que não confundíssemos as coisas. Ninguém está acima da equipa de futebol. Quando recuperarmos a grandeza perdida, os que a recuperarem, então a conversa já pode ser outra. Mas até lá… Temos todos que trabalhar nesse sentido. Todos.


Saudações azuis

Nota: Na imagem, a equipa do Belenenses que foi campeã em 1927. 

Sem comentários: