segunda-feira, maio 28, 2018

Onde o Belenenses deve jogar!


Sempre disse que o Belenenses joga onde jogarem as suas camisolas. E sempre relembrei que o problema do campo é uma dificuldade azul desde os primórdios. Foi resolvida tardiamente através das Salésias e mais tarde, por imposição camarária, houve que encontrar outro local. Esse local é o Restelo que construímos com suor e lágrimas edificando um dos mais bonitos estádios do país. Um estádio que hoje não conseguimos encher, um estádio desactualizado, com pista de atletismo e com os espectadores longe dos acontecimentos. Para cúmulo temos um diferendo entre o Clube e a SAD sobre a utilização do mesmo estádio!

Sem querer entrar na discussão entre senhorio e inquilino, pois parece que é assim que a questão está (mal) colocada, devo no entanto olhar para o essencial. E o essencial é saber onde vai o Belenenses jogar na próxima época! E só vejo uma solução, naturalmente transitória, mas que não é virgem. Refiro-me ao Estádio Nacional onde o Belenenses já jogou quando o estádio do Restelo ainda estava em obras. Outras soluções fora da zona de Belém seriam sempre prejudiciais e muito perigosas para o futuro do Belenenses.

E vou explicar porquê: - as origens de qualquer associação ou clube são sempre o factor determinante para qualquer escolha. Seja geográfica seja de outro teor. O Belenenses, ao contrário do Sporting e do Benfica é um clube essencialmente marítimo, é aí que estão as suas raízes, e é portanto aí que deve implantar-se. Perto do Tejo e das antigas comunidades marinheiras. Isto não tem nada a ver com golfinhos ou outros peixinhos. E não tem porque a Cruz de Cristo é símbolo maior em Belém e que não se confunde com a fauna aquática. Quem não perceber isto não percebe nada do Belenenses. E isto tanto vale para o estádio como para o futuro centro de treino.

E deixo um novo aviso à navegação: - cuidado com as decisões precipitadas e que não tenham em conta o que é o Belenenses.


Saudações azuis



Nota: Estão a aparecer notícias sobre dívidas da SAD do Belenenses, dívidas aparentemente irrisórias, mas que afectam a moral dos adeptos e o bom nome do Clube. Convinha que fossem rápidamente desmentidas ou explicadas.

Sem comentários: