quinta-feira, julho 17, 2008

(Petição)


Ex.mo Senhor Ministro dos Assuntos Parlamentares
Ex.mo Senhor Presidente do Conselho de Administração da RTP
.
Ao longo dos tempos, a transmissão de jogos dos desportos colectivos, em particular de futebol, tem sido assumida tanto pelas administrações da RTP como pelos sucessivos governos como parte integrante do «serviço público» de que está investida a televisão do Estado.
.
Os dados mais recentes demonstram que a RTP tem centrado a sua oferta na cobertura de eventos relacionados com os três clubes com mais adeptos, hipotecando os princípios da «diversificação» e, sobretudo, do «pluralismo» que estão previstos na Lei da Televisão.
.
Não se compreende a opção de transmitir jogos particulares desses três clubes enquanto se negligencia sistematicamente a participação de outros clubes nacionais em competições europeias. Isto sucede no futebol, mas é extensível a modalidades como o andebol e o voleibol, onde são sucessivamente ignoradas as conquistas nacionais e internacionais de todos clubes, à excepção de Porto, Benfica e Sporting.
.
Perante as opções recentes da RTP que vêm condenando o país à ditadura da maioria já sobejamente servida pelas lógicas comerciais das televisões privadas, os adeptos de futebol vêm solicitar a V. Exa. se digne mandar cumprir as insistências do senhor Provedor da RTP no sentido de «que a cobertura não seja quase em exclusivo para os considerados três grandes».
.
Requerem ainda os signatários que se digne mandar publicar os critérios de transmissão de eventos desportivos pelos canais públicos de televisão bem como dos critérios editoriais que presidem à selecção das notícias que integram os blocos informativos generalistas.
.
Os signatários,
.
Nota - Não se pretende aumentar os tempos de transmissão de eventos desportivos, mas reduzir os períodos dedicados aos três grandes, tornando as transmissões mais justas e equilibradas.
.
.
Encontrei esta petição na caixa de comentários do blog CF Belenenses. Não importa de quem é a iniciativa. Eu assinei.
Saudações azuis.

xmlns:dc="http://purl.org/dc/elements/1.1/"

<< Home