quinta-feira, julho 03, 2008

Bola suspeita

Existe uma técnica para ler jornais portugueses e se forem ‘desportivos’ a técnica refina senão não se percebe nada. Tomemos como exemplo a bola que tem fama de ser amiga do Belém, só porque nos reserva um cantinho no meio do imenso deserto verde rubro! Descodifiquemos o que ela diz à luz das reacções ao despacho de arquivamento da ‘fruta’. Primeiro houve um silêncio magoado, a seguir veio o luto carregado e depois começaram a vender a seguinte tese: - nada de confusões, uma coisa é a justiça penal, outra coisa é a justiça desportiva, a justiça penal é menos ampla que a desportiva, assim aquilo que é arquivado pela justiça penal pode ter fundamento para punir através da justiça desportiva, etc. etc.! E concluem estes arautos da verdade: o Conselho de Justiça da FPF deve pois julgar (condenar) com a maior isenção (e brevidade) possíveis, indiferente a tudo o que o rodeia!
Esquecem porém o fundamental: que este apito final apanhou boleia do apito penal (dourado) e mais, assenta as suas deliberações nos mesmos pressupostos que levaram o TIC a arquivar o processo, a saber: falsos testemunhos, falta de nexo causal e utilização de meios ilegais de investigação. E esquecem também que o problema da justiça desportiva é mesmo esse – andar à boleia!
Ah, mas eu também sou suspeito, só que não me escondo atrás de falsas etiquetas, o meu registo de interesses está expresso e espalhado por perto de quinhentos textos e não engana ninguém – nacional-benfiquismo, não obrigado.
Por isso, quando vejo uma coligação/conspiração contra o FCP (e o seu presidente) que inclui: maoístas, leninistas, trotskistas, trabalhistas, centristas e ex-pessoal do alterne, todos centralistas, quase todos laicos, republicanos e socialistas, e todos a reclamarem justiça ao mesmo tempo… salto imediatamente para o outro lado da barricada! Seja ela qual for.
Saudações azuis.

Sem comentários: