quarta-feira, julho 02, 2008

Brasil sempre

“Podemos estar de mal com todo o mundo menos com o Brasil” – uma frase atribuída ao Rei Dom Carlos e que define o eixo central da nossa política externa. Ponto final parágrafo.
Mudando de linha acrescento que o Brasil será (já é) a nossa guarda avançada para que todos os sonhos se cumpram. Com a ajuda, naturalmente, dos restantes países de expressão portuguesa.
Aplicando tudo isto ao futebol, jogo por natureza universal, quantos mais brasileiros invadirem a Europa e o mundo, naturalizados ou não, melhor para nós e para o universo que representamos. O recém disputado europeu é a prova cabal do que afirmo: Deco e Pepe foram os nossos melhores jogadores! Marcos Sena, qual Magalhães ao serviço dos reis de Espanha, sagrou-se campeão europeu! Nem a Turquia escapou ao samba jogado!
Há quem se assuste, ‘outros velhos de aspecto venerando que ficaram na praia entre as gentes’, mas não há que temer, o Belenenses tem a Cruz das caravelas, fomos pioneiros na aventura, pode dizer-se que a América do Sul tem tudo aquilo que precisamos!
Ouvi falar no argentino Tarrio para marcar o temível Peyroteo! Assisti no Jamor à estreia do Perez, do Di Pace e do infeliz Benitez, lesionado após alguns minutos em campo. Os africanos, Matateu, Vicente, Yaúca e tantos outros diamantes que chegaram dessa mina (outrora) inesgotável! Os brasileiros, antes de 1958 pouco dados à emigração, começaram então a surgir, e a valorizar o campeonato português, até hoje! Pode dizer-se que já nem conseguimos imaginar o campeonato sem eles!
Por isso espero e tenho esperança que ‘seu’ Casemiro Mior ‘arrume’ um bom time, uma equipa que renove as ilusões, pois é disso que vive o futebol. Depois cá estaremos para fazer as apreciações aos respectivos desempenhos.
Saudações azuis.

Sem comentários: