segunda-feira, junho 12, 2017

As últimas…

UEFA factor de desigualdade entre clubes! Foi nestes termos que o presidente da Liga espanhola se referiu aos dinheiros que a UEFA pretende distribuir pelos grandes clubes europeus. Trata-se de uma nova redistribuição que vai agravar ainda mais o fosso entre meia dúzia de emblemas que todos sabemos quais são e os outros eventuais participantes na Champions. E a propósito dos efeitos reflexos que essa distribuição pode vir a ter nas Ligas nacionais dava como exemplo a Liga portuguesa. Com números concretos, onde o cenário entre os orçamentos de Benfica e Porto, clientes habituais da Champions, seria a diferença que vai de 140 milhões de euros para os 12 milhões que o quarto classificado da nossa Liga pode eventualmente auferir!

Enfim, eu nem precisava de ler isto, tantas foram as vezes que acusei a UEFA de ser um factor de desigualdade e não de convergência. Aliás a UEFA segue a cartilha da União Europeia que tem feito o mesmo em relação aos países que a compõem. Ela sempre dirá que não é a ela mas sim aos órgãos nacionais que compete redistribuir, corrigindo, essas desigualdades! E eu rio-me e fico a pensar na nossa Federação e na Liga que mais parecem órgãos da UEFA do que órgãos nacionais. Pois se nem conseguem centralizar e distribuir mais equitativamente os dinheiros da televisão!

Os árbitros e o Benfica! Isto está a fazer mossa na nação encarnada e já não vai lá com aspirinas nem ameaças de processos a toda a gente! A partir de agora a inocência acabou, já não podem atirar pedras aos outros, que os telhados da Luz são de cristal. Claro que será difícil condenar alguém em Portugal por corrupção, vejam-se as dificuldades do processo Marquez, e no futebol ainda é pior, porque a clubite impera acima de tudo. No entanto atrevo-me a dizer que nada será como dantes. E percebe-se agora a pressa no vídeo árbitro, e noutras questões que estavam em pousio. Da justiça do futebol nem vale a pena falar. Samaris ainda não cumpriu castigo, o soco está em recurso, e desconfio que há-de ir-se embora do Benfica impune.

Uma dúvida ainda sobre este assunto da corrupção: - será que o primeiro-ministro e o presidente da república se sentem confortáveis quando temos um campeonato sob suspeita?! E o povo?! Gosta de jogar à batota?!

O Belenenses e o mercado de transferências! Tenho lido por alto algumas notícias de entradas e saídas e a ideia com que fico é que vamos apostar na prata da casa. Naquela que cá estava e naquela que regressa. Mas como digo, estou por fora. A única coisa que me sossega é o facto de Domingos Paciência ter um nome a defender e por isso não vai embarcar em nenhuma aventura suicidária. Chabby parece-me um jovem promissor; o regressado Freddy espero que esteja mais maduro e que não o ponham a jogar nas alas; Rúben Pinto tem lugar no Belenenses; Roberto era um nome interessante para avançado centro mas não é oficial; Oulu não conheço. Mas ainda falta resolver posições chave. O guarda-redes, por exemplo.


Saudações azuis

xmlns:dc="http://purl.org/dc/elements/1.1/"

<< Home