segunda-feira, outubro 05, 2009

Empate em Alvalade (0-0)

Vi na televisão e sofri. Na primeira parte o ataque não existiu. Yontcha, muito lento, nunca conseguiu recepcionar em condições. E deveria ter saído mais cedo, avançando Freddy para uma das pontas. Porque Freddy ainda não tem maturidade para jogar tão recuado – perde-se em individualismos e perde a bola. E o Belenenses perde acutilância.
Continua a faltar gente no meio campo muito embora Celestino me tenha surpreendido pela positiva! Não a jogar a trinco mas a filtrar o jogo.
A lesão do nosso defesa esquerdo, logo nos minutos iniciais, obrigou JCP a fazer alterações. Gavilan entrou para trinco, indo Barge ocupar a posição de Tiago Gomes. E a equipa ficou menos exposta na zona central, digamos que ficou mais sólida. Mas Gavilan tem de pensar e executar mais rápido. As suas hesitações e demoras enervam um santo! E continua pesado.
Lima, que só na segunda parte revelou alguma utilidade, também me pareceu pesado e com pouca frescura física! Mais visível face às dificuldades que o relvado apresentava.
Mas o ponto conquistado assentou no rigor táctico e no desempenho defensivo. Especialmente no jogo aéreo, onde Diakité e Beto estiveram à altura das circunstâncias! Só por uma vez deram espaço a Postiga para cabecear com perigo.
Nelson também esteve seguro salvando inclusive… um deslize de Beto. Fruto de uma jogada individual temerária, que todos esperamos não se repita.
Na segunda parte o Sporting, mais intranquilo, concedeu espaços que poderíamos ter aproveitado melhor. Lembro-me de três situações – numa delas Zé Pedro arranca para a área e com Lima desmarcado prefere rematar ainda longe da baliza. Um bom remate, é certo, mas o passe isolava Lima.
Noutra ocasião, é Adu que escorrega desastradamente num lance promissor. Lima, já perto do fim, também teve uma boa iniciativa mas precipitou-se no remate.
Do mal, o menos, e face ao histórico, um ponto em Alvalade é sempre um ponto ganho.

Saudações azuis

Sem comentários: