sábado, outubro 24, 2009

Empatas

Mais um jogo no Restelo, mais um empate, a zeros, e se o adversário tem o ‘azar’ de marcar um golo, perdíamos naturalmente por um a zero. Adversário que chegou a introduzir a bola na nossa baliza, porém, um fiscal de linha, no mínimo, minucioso, assinalou um fora de jogo. Terá considerado que o jogador do Olhanense (Paulo Sérgio, lembram-se dele?! – aquele que só jogava bem contra nós!) tinha apenas um adversário entre si e a baliza.
O lance não é de fácil julgamento, estão três jogadores praticamente em linha – Paulo Sérgio, Nelson e outro defesa azul – e ainda bem que foi decidido a nosso favor. A favor do Belenenses, uma raridade!
Mas aconteceram outros lances, pelo menos dois, que não podem acontecer – duas perdas de bola em zona proibida, uma de Gavilan e outra de Mano, que só não deram golo (ou penalty) por mero acaso. No caso do Mano, o ‘acaso’ vestia de preto!
Mas nem só de casos viveu este jogo – faltou pressão inicial, o que implica subir linhas, sem medo, pois não sendo assim, a equipa visitante joga à vontade, toma a iniciativa, moraliza-se, pode até marcar um golo. Isto, em nossa casa, não pode acontecer. Por outro lado, afogueados, e sem bola, os nossos laterais – base do futebol moderno – não entram no jogo.
E que faz o nosso meio campo entretanto? Corre atrás da bola e quando por sorte a recupera, está tudo lá atrás, é por isso obrigado a fazer passes de risco. E perdemos a bola outra vez. Parece um destino, mas não é. Porque podemos mudar.
Apesar de tudo, houve coisas positivas – Lima, está mais solto, e interventivo. Podia até ter resolvido o jogo. Podia mas não pôde.
E agora?
Agora, existem uma série de equipas muito semelhantes, mas enquanto no Belenenses se investe muito pouco no futebol, os clubes concorrentes funcionam como satélites dos três eucaliptos (com as inerentes vantagens em termos de jovens craques, e sem ter que os pagar) e, muito importante, dedicam-se exclusivamente ao futebol.
Por tudo isto a nossa situação é perigosa e tem tendência a agravar-se.
Lamento ter que me repetir, mas assim não vejo grandes horizontes para o Belenenses.

Saudações azuis.

Sem comentários: