segunda-feira, outubro 19, 2009

Domingo à tarde no Restelo

Azul poente, estádio deserto de sócios, uma mancha encarniçada no lado nascente (são os adeptos do velho clube de Marvila) e calma, muita calma dentro do meio campo azul. Celestino só tem uma velocidade, os jogadores do Oriental vistos da bancada, são secos, geniquentos, e correm quilómetros! O speaker não se cala – ‘quem foi que marcou o golo do Belenenses, quem foi?! Foi o Li…ma’!
Cândido embrulha-se no ataque e fica caído a pedir falta. Foi azelhice, o árbitro tem a mesma opinião, manda seguir, os orientais não se fazem rogados e empatam. A equipa azul enerva-se, perde bolas infantis, não pressiona, e eu começo a enervar-me.
Na segunda parte, a ingenuidade dos forasteiros ajuda o Belenenses – um agarranço dá segundo amarelo e o Oriental fica reduzido a dez. Mas continua bater-se com arreganho.
Em superioridade numérica, JCP resolve-se pela primeira substituição – sai Ivan (bons pés a merecer mais oportunidades) e entra Igor que vai fazer companhia a Lima no ataque. Freddy recua. E numa das suas arrancadas é ceifado por trás, falta indiscutível, e Marvila passa jogar com nove.
Agora é que é – pensei. Mas os avançados azuis cabeceiam mal, são pouco acutilantes e foi preciso esperar para ouvir de novo – ‘quem foi que marcou o golo do Belenenses, quem foi?!’ Pois, não foi um avançado, foi o Dia…kité! Com o pé, em recarga a uma bola rematada pelo recém-entrado André Almeida.
Até ao fim ainda houve tempo para assistir a três situações notáveis: - com o resultado em dois um, e nove jogadores, o Oriental consegue ganhar um canto! E perante a admiração geral o seu guarda-redes corre para a área do Belenenses a tentar o golo do empate! A segunda situação diz respeito à saída (desta vez, por lesão) de mais um jogador do Oriental, que assim acabou a jogar com apenas oito elementos! A última situação tem a ver com o golpe de misericórdia desferido por Lima, um belo remate e um belo golo!
Resultado final: O Belenenses vence o Oriental por (3-1) e segue em frente na Taça de Portugal.

Terminado o futebol dei um salto ao Pavilhão para assistir ao Belenenses/ABC em Andebol. Um grande jogo, com o ABC a superiorizar-se na primeira parte, e o Belenenses (tapadas as entradas dos bracarenses pelas pontas) a conseguir igualar, chegando já perto do fim a uma vantagem de três golos. Vantagem que não logrou manter, fruto de alguma precipitação que a juventude da equipa explica e justifica. Pina teve nas mãos e no último segundo a hipótese de vitória.
O empate (23-23) foi um mal menor. Parabéns ao treinador e à jovem mas destemida equipa azul!

Saudações azuis.

Sem comentários: