quinta-feira, abril 26, 2007

Mentalidades

Somos todos Belenenses, isso é um facto, digo mais; Todos somos poucos. Mas é evidente que o Clube está a atravessar um momento complicado, não só pelas questões financeiras, mas devido a uma mudança de mentalidade que está a ocorrer nos seus adeptos.

Existe uma diferença muito nítida, na forma de pensar dos adeptos talvez mais velhos ou antigos, como preferirem, e a dos adeptos mais jovens que imaginam um Belenenses que nunca tiveram oportunidade de ver mas que acreditam ser possível. Devo acrescentar que isto de jovens e antigos nada tem a ver com idade, mas apenas com Mentalidade.

Sinto isto aqui na blogosfera e também por experiência própria, pelo contacto com outros adeptos, e acho que esta mudança é positiva na medida em que a mentalidade dos mais antigos deixou o Clube na situação que está à vista de todos.

Por outro lado o Belenenses é um Clube com potencial ao contrário do que estamos habituados a ouvir, dito pelos mais antigos; que estamos asfixiados pelos grandes de Lisboa. Nada mais falso, em primeiro lugar porque os grandes são-no cada vez menos e é uma grandeza artificial como sabemos e em segundo lugar porque se há clube que pode ter uma posição antagónica aos clubes do estado e lutar por um futebol nacional mais equilibrado e saudavel, esse clube é o Belenenses e por ultimo Lisboa é e será cada vez mais o centro do País com cada vez mais pessoas a viver.

O grande problema é que os adeptos mais antigos têm mais votos e com esta sua mentalidade arriscamo-nos a que acabem com o Clube antes que a mudança de mentalidade ocorra. Resta a esperança que o Belenenses resista, esperança esta que é possivel reforçar aqui na blogosfera, onde me foi possível constatar que apesar de tudo: há jovens do Belenenses, e com boas ideias para o Clube.

Mais recentemente a existência de uma lista com ideias e preocupações que vão ao encontro do que penso para o Futuro do Clube faz-me acreditar que será uma questão de tempo.

Será muito importante que o adeptos compreendam que o Belenenses precisa de liderança, precisa de um Presidente que ganhe tarimba com vitórias, e não a descer de divisão, é fundamental um projecto a pensar no futuro, necessariamente ambicioso e não utópico como as mentalidades mais antigas o classificam .

O Engº CF, mesmo que ganhe as eleições graças à mentalidade de uma parte dos adeptos e aos respectivos votos por procurações, pelo que tive oportunidade de ver nas ultimas AGs não terá grandes condições para dirigir o Clube. E sinceramente acho incompreensível como é que não aproveitou as excelentes oportunidades que teve para se demitir. Um Presidente do Belenenses tem que ter méritos proprios, e não méritos que na realidade são de outros.

O verdadeiro grande mérito do actual Presidente foi ter criado todas as condições para incentivar os outros candidatos a avançarem pois nem a mentalidade mais antiga, depois da epoca passada, pensaria em mante-lo lá. Claro que o Jorge Jesus está a baralhar isto tudo, mas ainda bem por tudo e mais pela oportunidade de vermos de que fibra são feitos os adeptos do Belenenses. Os sócios, ou melhor, a maioria dos sócios têm normalmente o que merecem.

Saudações Azuis

Sem comentários: