quarta-feira, maio 06, 2009

Um clube a ferros!

Pode dizer-se que ao Belenenses lhe aconteceu o mesmo que a muitos serviços do Estado, inicialmente criados na lógica do serviço público, mas que hoje em dia apenas se justificam (e existem) para gáudio e benefício dos próprios funcionários!
O Belenenses também foi fundado para jogar futebol e discutir os primeiros lugares do campeonato, e foi o que fez durante muito tempo. Por isso cresceu, tornou-se grande, e foi à sombra desse crescimento e dessa grandeza que começaram a nascer outras modalidades, que empregou mais pessoal, que multiplicou directores e seccionistas. E tudo isto é normal de acontecer numa época em que o eclectismo estava na moda.
.
Só que sobrevindo a crise, não teve capacidade para se regenerar, não cortou o acessório para manter o essencial, enfim, nunca teve coragem para aceitar a sua realidade.
Preferiu ir morrendo devagar, foi perdendo o sentido da sua existência e está hoje na mão dos funcionários do clube, dos múltiplos interesses instalados no Restelo, de uma série de modalidades ditas amadoras, respectivos atletas e directores, alguns credores, e por simpatia e cumplicidade, na mão de muitos dos ex-dirigentes que deram origem a esta situação!
.
Contra isto, os poucos sócios (e que são apenas sócios) que ainda acorrem às eleições pouco podem fazer! Não têm qualquer hipótese de alterar este quadro de interesses, uma vez que toda esta minha gente vota (!) e ocupa sem cerimónias o espaço eleitoral. Mais, pensam que o clube são eles!
E ai de quem se atreva a candidatar-se propondo muito simplesmente que o Belenenses retorne aos caminhos da sua antiga glória e grandeza! É de imediato perseguido ou anulado. E é perseguido e anulado porque quem defende os interesses do Clube de Futebol “Os Belenenses” tem obviamente de cortar a direito, acabar com as modalidades e despedir pessoal. Ou seja, recomeçar de novo.
E isso não interessa aos ‘sócios do Restelo’. Esses estão-se nas tintas se o Belenenses desce ou não de divisão, provavelmente nem gostam de futebol, haverá alguns que nem belenenses são!
.
Por isso não me iludo com estas eleições, será mais do mesmo enquanto não aparecer alguém a propor uma rotura definitiva com o passado recente. Doa a quem doer.
O resto é conversa, é segunda divisão, é o sobe e desce permanente. Até que um dia já nem sobe, só desce.

Sem comentários: