segunda-feira, dezembro 28, 2020

Justiça no futebol!

 

O futebol é um jogo e como tal falar de justiça é complicado. Há muitos factores que determinam o resultado e um deles é a sorte. Mas não é da sorte que se podem queixar os jogadores do Belenenses. Ontem, aquele penalty batido de forma frouxa e sem convicção tem a ver com outros factores. Foi um momento importante do jogo. Depois poderíamos ter marcado novamente mas a síndroma da falta de confiança veio ao de cima e os lances perderam-se. Assim, que importa jogar bem e vulgarizar o leader do campeonato se não conseguimos concretizar as oportunidades que criamos?! Será que não sabemos rematar?! Claro que sabemos e nos treinos não tenho dúvidas que aquelas oportunidades seriam concretizadas. Daí eu pensar que precisamos urgentemente de um avançado experiente e que não vacile em frente à baliza. Os miúdos que Petit tem lançado ainda vão demorar algum tempo a darem essas garantias. E tempo é coisa que não existe no futebol profissional.


Quanto ao jogo em si é verdade que surpreendeu muita gente, até a mim me surpreendeu! Em especial a forma como bloqueámos as transições leoninas, uma equipa habituada a criar muitas oportunidades de golo mas que ontem, para além do golo madrugador e da jogada que deu origem ao penalty, pouco mais fez. Realce para o trio de meio campo (Taira, Shitole e Sousa) e para os laterais Calila e Rúben Lima. Mas toda a articulação da equipa esteve em bom plano envolvendo o Sporting numa teia de que nunca conseguiu libertar-se. Silvestre Varela merece neste aspecto um destaque especial! Parece mais solto e a subir de forma.


Pelo lado negativo o gesto infantil de Tomás Ribeiro já perto do fim, que para além de dificultar o último assalto á baliza de Adan vai criar mais dores de cabeça a Petit para o próximo jogo.

O estado do relvado é uma vergonha cuja responsabilidade deve ser endossada à FPF e ao seu presidente. Como se sabe o Belenenses nem sequer treina ali, usa o campo nº 3. Fosse outro clube a estar na nossa infeliz situação e decerto que o relvado seria preservado. Mas a FPF só está preocupada em chamar B-SAD ao Belenenses.


Saudações azuis

Sem comentários: