O Sporting entregou há dias na Federação o pedido de reconhecimento dos 22 campeonatos conquistados ao longo da sua história onde se incluem os campeonatos de Portugal que ao tempo definiam o campeão português. Juntou para o efeito um parecer de uma entidade independente, cujos autores são investigadores de mérito. Cumpre-se assim mais uma etapa de um processo em boa hora iniciado pela direcção de Bruno de Carvalho.
O Porto Canal por seu lado deu ontem destaque ao assunto exibindo até uma fotografia impressionante das ruas da Invicta pejadas de público a celebrar a conquista pelo FC Porto de um daqueles campeonatos de Portugal.
O Belém Integral pela sua parte não se tem cansado de chamar a atenção para o esquecimento a que foram votados os campeões do passado, esquecimento que nos envergonha mas diz muito sobre a mentalidade infantil e anti-desportiva deste país.
Mas são boas notícias, quer a corajosa iniciativa do Sporting, quer a chamada de atenção por parte do FC Porto, esperando-se que finalmente a Federação Portuguesa de Futebol corrija os seus próprios erros e faça justiça aos campeões do passado.
Para quem não se lembra recordo que o Belenenses ganhou quatro campeonatos nacionais e não apenas um como nos têm andado a enganar.
É esta a verdadeira lista dos campeões dos noventa e nove campeonatos já realizados em Portugal e que começaram no longínquo ano de 1921:
Benfica …...... 37 títulos
Porto …......... 32 títulos
Sporting ….... 22 títulos
Belenenses …. 4 títulos
Carcavelinhos.. 1 título
Olhanense …... 1 título
Marítimo......... 1 título
Boavista …....... 1 título
Notas: O Belenenses sagrou-se campeão nacional em 1927, 1929, 1932 e 1946.
O Atlético é o actual herdeiro do Carcavelinhos.
Saudações azuis
Sem comentários:
Enviar um comentário