O Belenenses tem que fazer pela vida enquanto é tempo. Tal como em Tróia, Helena envelheceu e a sua beleza já não justifica uma guerra. Uma guerra que ninguém vai ganhar mas onde o Belenenses sai sempre a perder. Não se esqueçam, Clube e Sad são as duas faces da mesma moeda. E o que conta é a equipa de futebol, princípio e fim de uma paixão comum. Esta é uma reflexão que aqui deixo neste novo ano que agora começa.
E não vai ser fácil para ninguém enfrentar 2021! Se o vírus deixar, os campeonatos prosseguem mas as receitas serão básicamente as da televisão. E nos próximos tempos também não se esperam mudanças. As receitas extraordinárias (transferências, etc.) irão baixar drásticamente obrigando a uma gestão cada vez mais criteriosa dos activos, ou seja, dos jogadores. Os erros pagar-se-ão com língua de palmo.
Olhemos para os aspectos positivos: - chamem-lhe os nomes que quiserem, o Belenenses está na primeira Liga. Este é um ponto muito importante, quiçá o mais importante, numa altura de forte contracção económica e social. Não convém desperdiçar este benefício.
Em segundo lugar o Belenenses parece ter as contas controladas! Outro factor de enorme importância tendo em vista as dificuldades que se avizinham.
Quanto aos aspectos negativos há que salientar o facto de não jogar no Restelo, no seu estádio, contra o que seria lógico e normal. Mas este ponto só é negativo enquanto os belenenses quiserem. Depende de nós reverter esta situação.
Também é um ponto negativo não dispor de um centro de treinos para a equipa principal e que acomodoria também os sub 23, a equipa B e a restante formação. O Belenenses atrasou-se muito no tempo e tem pago por isso.
Olhando agora para a realidade e segundo leio nas notícias existem jogadores lesionados de longa data e cujos motivos carecem de explicação. Refiro-me a Chima Akas e Kau, defesas centrais de origem. Como adepto gostava de saber o que se passa com eles!
A fazer fé nas mesmas notícias existem também jogadores com os quais Petit não conta - Chano, Francisco Varela, Luís Silva e Dieguinho. Diz-se que poderão rescindir ou ser emprestados. Como já os vi jogar vou dar a minha opinião.
Chano foi contratado ao Lille e nunca me convenceu. É um médio esquerdino com um futebol muito macio e rebuscado. Defende mal, pode marcar um golo num livre ou num canto retorcido mas isso é curto.
Francisco Varela é um defesa esquerdo não muito agressivo, mas que sabe cruzar a bola e lançá-la em profundidade. Se Petit não conta com ele lá terá as suas razões.
Dieguinho é um avançado a quem já foram dadas algumas oportunidades mas que nunca as soube aproveitar. Agarra-se á bola quando não deve e é um tanto ou quanto trapalhão. Tem um remate forte.
Luís Silva é uma surpresa estar nesta lista de dispensas! Central que também faz o lado esquerdo tem uma qualidade rara num defesa: - tem golo! O que é preciso é aparecer a oportunidade. Para mim fica ou quando muito é emprestado com volta na ponta.
Saudações azuis
Sem comentários:
Enviar um comentário