domingo, abril 07, 2019

Posse de bola, para que serve?!


A pergunta lógica pede uma resposta lógica – com mais posse de bola posso construir mais lances de perigo e diminuem na mesma medida as possibilidades do adversário. Mas se isto é verdade pergunto porque razão não definimos o jogo e o resultado durante a primeira parte, período em que dispusemos da bola a nosso belo prazer?! Ou melhor, porque é que as oportunidades que criámos foram tão diminutas?! Para além do golo de bola parada, contei mais uma ou duas, se tanto!

É verdade que a defesa do Santa Clara melhorou muito e nesta segunda volta é das menos batidas do campeonato. Mas o que também é verdade é que contra adversários que se fecham, que nos deixam sair com bola e esperam apenas o nosso erro para lançar o contra ataque mortífero, contra este tipo de estratégia não temos antídoto. Aconteceu no Bessa e voltou a acontecer ontem contra a equipa açoriana. Será que os nossos avançados se tornaram ineptos de repente?! E os médios e os alas já não conseguem servir os avançados em condições?! Alguma coisa terá de mudar. E não havendo críticas a fazer ao sistema de jogo, pois continuamos com a bola em nosso poder, eu optaria por trocar algumas peças da engrenagem. Ontem por exemplo, e ainda durante a primeira parte eu teria mudado o Diogo Viana para o meio fazendo entrar Sagná para a ala direita. Sacrificando Nico Velez.

É fácil falar depois do jogo mas a posse de bola tem que servir para alguma coisa. E se calhar precisamos de um jogador que consiga 'furar' a muralha pelo meio abrindo assim espaços onde meter a bola nos avançados. E talvez que as oportunidades de golo aumentem.

Com este empate o sonho de chegar mais longe terá acabado. No entanto devemos guardar as lições desta época – os adeptos vivem de sonhos e sem eles o Jamor continuará vazio.

Belenenses 1 - Santa Clara 1


Saudações azuis


Nota: A análise refere-se à primeira parte porque na segunda reduzidos desde cedo a 10 unidades e perante um adversário que fomos moralizando, só nos restava defender.




Sem comentários: