quinta-feira, abril 25, 2019

O futebol de abril!


Se há território onde a democracia e a liberdade ainda não chegaram esse território é o futebol português. Mas não só. E vem-nos imediatamente à memória a recente resolução do conselho de ministros que incluía Lisboa e Porto nos serviços mínimos no que toca a abastecimento de combustível ignorando o resto do país! O governo emendou depois a mão mas o retrato do centralismo republicano ficou. 

Dentro do mesmo padrão democrático foi hoje noticiado que o Belenenses já não pode disputar o seu último jogo no estádio nacional – compromissos da federação – mas a excepção abriu-se para receber o Sporting, porque diz o regulamento, Benfica, Porto e Sporting têm que jogar no mesmo estádio na condição de visitantes! E como o Belenenses recebeu no Jamor o Porto e o Benfica também terá de lá jogar com o Sporting. Perguntamos como seria se o desafio calhasse na última jornada coincidindo com a final da Taça de futebol feminino?! Mudava-se o calendário?! Mudava-se a final da Taça de futebol feminino para outro estádio?! Punia-se o Belenenses com falta de comparência?! 

Ainda sobre o interesse federativo pelo estádio nacional, só para a finais de Taça, entenda-se, tudo isto me parece absurdo! Na verdade desde que se abdicou de investir na tradicional 'casa da selecção' optando por andar a distribuir dinheiro pelos grandes clubes para pagar o aluguer dos respectivos estádios quando a nossa selecção joga na condição de visitada, desde que isso se tornou procedimento normal, não se percebe esta afeição pelo estádio nacional! Será mania ou hipocrisia?!

E continuando com os frutos de abril - liberdade, independência, democracia, etc. - que dizer da desigualdade das receitas televisivas como se em cada jogo televisionado uma equipa recebesse um cachet de estrela da companhia e a outra cachet de figurante?! Sem falar no 'factoring', antecipação de receitas televisivas, passando por cima dos direitos de imagem, escavando ainda mais a desigualdade inicial! Acham bonito?! Está aí alguém a festejar o 25 de Abril?! Com cravos e rabanetes?! Neste momento a imagem que me vem à cabeça relativamente aos quinze clubes que aceitam esta desigualdade é uma imagem feia, uma imagem das galés, com uma agravante, são escravos porque querem, se calhar porque gostam.

Saudações azuis, livres...




Sem comentários: