quarta-feira, abril 24, 2019

Os empréstimos e a verdade desportiva


Rui Pedro Soares, presidente da SAD do Belenenses veio hoje a terreiro tocar num ponto importante, não apenas para a verdade desportiva mas também para a consolidação de uma indústria do futebol baseada na competitividade, único parâmetro que a justifica. Há muito que batalho nesta e noutras 'guerras' mas a questão dos empréstimos de jogadores entre clubes que disputam o mesmo campeonato é sem dúvida um ponto de partida. Não me vou repetir, sempre fui apologista de uma proposta radical, que o tempo e o acumular de suspeições, tornam mais urgente. E sem os habituais subterfúgios da comunhão de passes e outros malabarismos. 

Aqui deve o legislador dotar o futebol de um órgão fiscalizador que decida tempestivamente (dentro da época em curso) e sem recurso aos tribunais comuns. Basta que sinalize que se trata de assunto exclusivamente desportivo obrigando os clubes no início de cada temporada a comprometerem-se nesses mesmos termos. Mais difícil será encontrar um 'órgão' independente na rede tentacular em que vegeta o futebol português. Mas o que tem que ser tem muita força.

O próximo passo, se calhar em conexão com o anterior, será o registo público do número de jogadores que cada clube mantém na sua esfera patrimonial. Para quê?! Para efeitos de fiscalização e limitação futura. Também já tenho falado neste assunto porque também vai em prol da competitividade. E da transparência. 


Saudações azuis



Sem comentários: