sábado, dezembro 30, 2017

Um bom jogo com os problemas do costume…

Ontem no Restelo e frente a um Sporting na sua máxima força o Belenenses realizou talvez uma das melhores exibições da época! Os jogadores nos seus lugares, uma boa estratégia, uma dinâmica assinalável, e nisso está de parabéns o treinador Domingos Paciência. Exceptuando óbviamente a insistência em fazer entrar um segundo ponta de lança na tentativa de ganhar o jogo! Sofremos logo um golo pelo corredor central e só não perdemos por acaso. Eu sei que o Domingos não vem aqui aprender nada, mas se este tipo de substituição nunca deu resultado, para quê insistir nela?! Compreende-se que refresque a equipa mas sem enfraquecer o sector intermediário que estava a assegurar a posse de bola. É que sem bola não se criam oportunidades.
  
Mas vamos lá aos problemas do costume: - eles começam no último passe ou no cruzamento deficiente, prolongam-se na falta de uma meia distância razoável (foi através de remates de meia distância que o Sporting criou algum perigo) e acabam nas limitações congénitas dos nossos ‘goleadores’. Comecemos por Maurides e pela lição do caçador – se não tens cão, caça com gato!

Maurides é um jogador corpulento mas fraco de artelhos daí cair com facilidade quando tenta receber a bola de costas para a baliza. Basta o defesa encostar-se e perde logo o equilíbrio. E o árbitro não marca falta porque o contacto é natural. Sendo assim haveria que tirar partido do seu ponto forte que é embalar em corrida e rematar na passada. Têm a palavra os médios do Belenenses – Yebda, Sousa, etc. que devem meter-lhe a bola à frente do pé esquerdo. No jogo de cabeça é a mesma coisa – entra bem de cabeça à bola mas não é um cabeceador nato.

Caeiro é um avançado posicional, um número nove á antiga, que para ser útil precisa de caudal ofensivo e cruzamentos á linha. Lançamentos compridos, jogo directo, não são para ele. Esta é uma das razões porque a substituição clássica do Domingos normalmente não funciona.

É o que temos. Mas vamos ter que marcar golos.

Resultado final: Belenenses 1 - Sporting 1 

(Com este resultado o Belenenses foi eliminado e o Sporting segue em frente na Taça da Liga) 


Saudações azuis


Nota: Há um lance na primeira parte - encontrão de Piccini em Benny que se fosse ao contrário estou convencido que o árbitro marcava penalty. 

Sem comentários: