quarta-feira, dezembro 27, 2017

Joaquinzinho!

Eu sei que devemos ser construtivos nas análises mas a ser verdade o que li num jornal desportivo pode-se desde já dizer que o G 15 pariu um rato! Cinco propostas que em lugar de cortarem a direito com os vícios do passado fazem apenas cócegas aos donos da bola deste país! 

Comecemos pelos empréstimos de jogadores e de facto faz-se um esforço para reduzir a dependência dos clubes cessionários em relação aos cedentes. Passamos dos três actualmente permitidos para um único jogador por cada clube cedente. E num máximo de três jogadores emprestados por clubes da mesma Liga. Este normativo pode evitar uma escalada de empréstimos mas não vai ao fundo do problema. E o problema como já tenho escrito várias vezes passa pelo limite do número de jogadores que podem ser propriedade de um qualquer clube. Não havendo limite os clubes açambarcadores têm depois que os colocar e com os argumentos (e as engenharias) que se conhecem.

Outra das propostas diz respeito a melhorias no VAR apontando para um mínimo de seis câmaras em todos os jogos. O que é correcto mas ficar apenas por aqui deixa alguma margem de suspeita. Ora o G 15 não pode ignorar o absurdo de haver um clube que se responsabiliza pelas transmissões televisivas que se realizam no seu estádio! Esse clube é o Benfica e não é por acaso que algumas das maiores polémicas sobre o desempenho do VAR têm tido o estádio da Luz como palco.  'O que passou-se'?! O G 15 tem medo do Benfica?! É que se tem... o melhor é fechar a loja.

E chegamos à proposta dos meninos bem comportados que não fazem mal a uma mosca! Estou a referir-me aos castigos, uma panaceia nacional, castigos esses que podem levar à perda de pontos para os clubes dos meninos mal comportados. Se estivéssemos numa escola isto dava para contar anedotas. Entre gente crescida e que não é parva parece uma norma para o Conselho de justiça da Federação passar a distribuir os pontos ganhos no campo pelos clubes mal comportados entregando-os na secretaria aos clubes 'oficialmente' bem comportados. E se na proposta do VAR comecei a ter suspeitas com esta passei a ter certezas.

A penúltima proposta refere-e à alteração das taxas de transmissão televisiva para assim beneficiar os clubes que auferem menos receitas da televisão. Também já escrevi sobre o tema e não vale a pena andarmos com paninhos quentes. O G 15 deve dirigir-e directamente ao governo da república no sentido de reivindicar um tratamento e um regime que já é prática em todos os países europeus.

Saudações azuis

Nota: Faltou-me a proposta do 'fim do sorteio condicionado na Liga' e é óbvio que estou de acordo. 

Sem comentários: