sexta-feira, dezembro 15, 2017

Os quatro campeonatos do Belenenses!

A Federação Portuguesa de Futebol decidiu finalmente mexer no assunto dos Campeonatos de Portugal até à data menorizados por quem mais os devia valorizar, ou seja, a própria Federação. Para tanto criou uma ‘comissão técnica independente para estudar e categorizar as competições internas’ é assim que está descrita a iniciativa e ficamos então a aguardar as respectivas conclusões. 

O que esperamos e temo-lo escrito aqui várias vezes é que de uma vez por todas se acabe com a desvalorização dos campeonatos de Portugal que à época em que foram disputados eram a prova mais importante do calendário futebolístico nacional. Quando não a única. Ficamos até admirados como é que só agora é que alguns idiotas começam a perceber que quem desvaloriza os campeões do passado está a desvalorizar sem o saber os campeões do presente e também os do futuro. 

Sobre o argumentário burocrático que tem mantido o erro só existe uma hipótese de trabalho: – o nacional benfiquismo (que nunca deixou de vigorar) já que assim apenas saem prejudicados os seus rivais mantendo o Benfica em qualquer circunstância o mesmo número de títulos. Estranha-se por isso a reacção tardia do Futebol Clube do Porto em acompanhar a iniciativa do Sporting, como se estranha o silêncio dos outros prejudicados – Belenenses, Marítimo, Olhanense e Atlético (em representação do Carcavelinhos)!

Duas palavras finais, uma de apreço pela coragem do presidente do Sporting que não desistiu de reabilitar os atletas leoninos que foram campeões nacionais! A outra palavra para os responsáveis do Belenenses que espero façam o mesmo. E na próxima vez que visitar o Museu do Clube quero lá ver, lado a lado, os campeões nacionais de 1927, 1929, 1933 e 1946.

Saudações azuis


Nota: Para os pobres de espírito que continuam a argumentar que os campeonatos não se jogam por eliminatórias, sugiro que abdiquem do título de Campeões da Europa que conquistaram em França.

Adenda: Já depois de publicado o meu postal tomei conhecimento que a Direcção do Clube de Futebol 'Os Belenenses' também vai exigir a reposição da verdade desportiva, fazendo assim justiça aos nossos campeões nacionais de antanho. Congratulo-me naturalmente com o facto embora não subscreva as dúvidas que ressaltam do comunicado sobre 'outras correntes do pensamento...'! 

Sem comentários: