terça-feira, julho 28, 2015

As últimas eleições…

Se tudo correr como espero, como está escrito nas estrelas, estas devem ser as últimas eleições para a Liga de Clubes. A Liga é como tudo em Portugal uma pseudo Liga, submetida em última análise a uma pseudo ‘federação portuguesa de futebol’, organismos que resultam de uma teia legislativa laboriosamente armada para caçar moscas e mosquitos e manter tudo como está. Ou seja, quem manda continua a mandar, ainda e sempre por interposta pessoa! Se me perguntarem quem é a pessoa que manda, não sei, mas sei quem é a interposta pessoa – é toda aquela gente ‘federativa’ que decide sobre o futebol profissional embora não tenha nada a ver com o futebol profissional!

Foi assim que chumbaram o sorteio dos árbitros (aprovado por quase todos os clubes da Liga) alegando que contrariava uma norma qualquer, sacrossanta por certo, mas que nunca chegaremos a saber de que norma se trata, como também ficamos a saber que será muito difícil alterá-la! Talvez se o futebol de praia estiver de acordo ou o sindicato dos massagistas não formular qualquer objecção!
É claro que nestas condições dificilmente sairemos do atraso em que nos constituímos… voluntáriamente!

Voltando então às eleições que hoje se realizam, pergunto: - algum dos candidatos pretende mudar este estado de coisas, com o clássico grito do Ipiranga – independência ou morte?! Claro que não.
Resta então aos futuros órgãos da Liga continuar a fingir que vão pegar o touro de caras, mas não vão. Nem de cernelha! Vamos ouvir falar em fontes de financiamento alternativas (que são cada vez mais raras) porque sobre a principal fonte de financiamento de qualquer Liga profissional, que são os direitos televisivos centralizados, disso não vamos ouvir falar porque os três eucaliptos não querem. Pois querem tudo para eles! Mesmo que a Liga vá à falência como se torna cada vez mais provável.

Será depois a federação a tomar conta da ocorrência como já aconteceu no passado, durante a segunda república, quando a Liga que então existia também acabou.

Saudações azuis



Nota: Outra das funções da Liga seria zelar pela verdade desportiva das competições que organiza mas também não me parece que algum dos candidatos tenha falado nisso. É que nesta área específica, empréstimos de jogadores entre clubes que disputam a mesma competição ou passes de jogadores em propriedade horizontal, talvez fosse possível avançar, talvez fosse possível melhorar! E talvez a federação deixasse passar! Talvez!

Sem comentários: