quinta-feira, julho 23, 2015

Actualizando a bola indígena

Pois muito bem, vai haver eleições para a Liga de Clubes e há duas listas. A lista da continuidade protagonizada por Luís Duque e apoiada pelo Belenenses e pelo Benfica, entre outros. E a lista do ex-árbitro Pedro Proença apoiada por Porto e Sporting, e outros também.

Quanto ao sorteio dos árbitros – Porto e Sporting estão entre os que apoiam o sorteio condicionado. Enquanto Benfica e Belenenses estão com os que defendem a continuidade das nomeações.

A primeira nota para reparar que acompanhamos o Benfica para onde quer que ele vá! Não sei se acho isso fantástico! Quanto à minha posição sobre o primeiro tema (eleições) já a expressei – aceito os argumentos da SAD de que houve algum progresso embora mantenha sérias reservas quanto à vontade/capacidade de Duque para fazer as alterações que se impõem. Nomeadamente para que a chamada indústria do futebol português seja um facto real para todos e não apenas um negócio chorudo para três clubes.

Daqui passa-se directamente para o problema dos empréstimos e da verdade desportiva; para a necessária limitação nas inscrições de jogadores por clube; e para a centralização dos direitos televisivos na Liga distribuindo-se os lucros segundo critérios equitativos à semelhança do que acontece, por exemplo, em Inglaterra.
Sobre a recente candidatura de Proença o que posso dizer é isso mesmo, é recente. Veremos o que tem para oferecer naqueles temas que já citei.

Relativamente ao sorteio ou nomeação dos árbitros já não acompanho a SAD azul na sua preferência pelas nomeações. Bastou-me ver (e ouvir) falar em pareceres jurídicos por parte de políticos na reserva para ficar imediatamente de pé atrás! Pois é, precisamos de varrer os políticos do futebol e ao mesmo tempo obrigar o governo a intervir onde tem que intervir, nomeadamente para pôr cobro à batota que grassa no nosso futebol. Parece um paradoxo, mas não é. Veja-se em defesa da minha tese o que fez o governo espanhol para impor a centralização dos direitos televisivos que até à data eram feudo dos donos da bola lá do sítio.

E fico-me por aqui.


Saudações azuis

Sem comentários: