terça-feira, janeiro 19, 2010

De faca na liga

Já se percebeu que este campeonato vai ser resolvido nos túneis, nas queixinhas do Benfica e nos castigos aplicados pela comissão disciplinar da Liga. Objectivo?! Trazer o título para Lisboa e de preferência para a Luz.
Então agora que o Vieira (não o pregador mas o dos pneus) associou o clube da águia (napoleónica) a Portugal, temos as confrarias em delírio, e temos todos a obrigação de apoiar.
É o que fazem os jornais diariamente, e uma das estratégias passa por abater os jogadores mais perigosos da concorrência - ontem era o Renteria que não devia ser emprestado ao Braga, hoje é o Vandinho (influente médio bracarense) que está na mira da comissão disciplinar da Liga. Porquê?! Porque o túnel de Braga já não é um túnel, foi promovido a metropolitano!
Mudando de túnel está a ser difícil provar que Falcão marcou o golo do empate com a mão, precisamos de mais tecnologia, pois nem as imagens repetidas mil vezes conseguem chegar à verdade desportiva! Será um daqueles casos (raros) em que se calhar foi mesmo de cabeça e eu que vi o lance na televisão, tal como milhares de espectadores pensa o mesmo. Mas lá está, quem somos nós para julgar um lance como este?! Isto é matéria para alta tecnologia... pelo menos.
.
Quem não consegue sair do túnel é o Belenenses. Um labirinto de túneis onde andamos enredados e damos voltas e voltas e continuamos perdidos.
Esta semana, ao contrário do habitual, fiz dois ou três comentários na blogosfera azul (no blogue do Lacerda não consigo entrar, azelhice minha) e resolvi participar porque o tom derrotista era a regra geral: - frases como ‘já descemos’, ‘o melhor é começar do zero, descer à Vitalis para preparar a subida’, ou ‘poupamos dinheiro nas aquisições, dinheiro que tanta falta nos faz, porque as aquisições não vão servir para nada’!
A tradução não é literal, mas o tom é basicamente este. Impressionante, digo eu, o estado de espírito a que chegou o Belenenses. E pergunto: - mas o que têm os outros clubes a mais do que nós, se todos se reforçaram, se todos mantém viva a esperança de ficarem na primeira Liga?!
Estou tentado a refazer a pergunta pondo as coisas ao contrário – o que têm os outros clubes a menos do que nós, para irem a jogo, para estarem vivos, para não desistirem de lutar pelos objectivos a que se propuseram no início do campeonato?!
E lembra a alguém atirar a toalha ao chão quando estamos no início da segunda volta e a dois ou três pontos do pelotão?! E a vida dos outros clubes será ela um mar de rosas?! Claro que não é, só que não os vejo escondidos, a hibernar, nem devem ter associados tão derrotistas.
Vamos ter esperança que (até ao fim do mês) a direcção faça o que tem que fazer. Que é nem mais nem menos do que aquilo que todos fizeram – reforçarem-se.
No fim fazemos as contas.

Saudações azuis

xmlns:dc="http://purl.org/dc/elements/1.1/"

<< Home