quinta-feira, outubro 15, 2020

Os candidatos e as candidaturas

No meu último postal clarifiquei sem deixar dúvidas qual será o meu sentido de voto bem como as razões para o fazer. Agora que recebi os projectos (linhas gerais) das três candidaturas vou alargar-me um pouco mais a analisar o assunto.

Temos então a Lista A (Patrick Morais de Carvalho) que se recandidata a novo mandato com o lema – 'Belenenses com futuro';

A Lista B (Carlos Canhoto Fernandes) cujo lema é 'Erguer o Belenenses';

E a Lista C (Luís Figueiredo) que enviou um pequeno jornal onde se consubstanciavam as razões e os objectivos de uma candidatura que concorre com o lema 'Respeitar a História'.


Todas as candidaturas me merecem atenção e em todas conheço (e reconheço) verdadeiros belenenses apenas preocupados em encontrar a melhor solução para o Clube. No entanto há diferenças e as possibilidades de sucesso também não são as mesmas.


A Lista A que representa a actual Direcção propõe-se continuar o caminho de litigância e divórcio com a SAD justificando todos os seus actos com a defesa do Clube. A defesa do seu prestígio e história! 

Os resultados são estes: - o Clube de Futebol 'Os Belenenses' deixou de ter futebol profissional e a única esperança que existe é que a lei mude um dia! Quanto à massa associativa ela está reduzida à expressão de 1.974 sócios pagantes! São dados actualizados e que constam dos cadernos eleitorais. E naquele número, calculo eu, devem estar incluídos atletas, pessoas, e entidades, que de uma maneira ou de outra têm alguma dependência do orçamento do Clube. E que assim, no próximo sábado, irão votar em 'causa própria'!

Ora bem, creio que não é preciso acrescentar mais nada. Nem se percebe como, perante tal fracasso, ainda há coragem para uma recandidatura!


A Lista B (Carlos Canhoto Fernandes) pretende ser diferente da Lista A mas não é. Acusa a actual direcção de litigar com tudo e com todos mas mantém a estratégia de litigância com a SAD. Enquanto isso espera também por mudanças na lei ou na sua interpretação. É uma política perigosa e que normalmente traz consigo mais litigância. Uma política que adia o Belenenses. E o Belenenses já não tem tempo para esperar. Faz-me até confusão como ainda há gente que assenta a sua estratégia eleitoral nas decisões da justiça portuguesa! 


Finalmente a Lista C (Luís Figueiredo) promete uma solução concertada com a SAD assim como o regresso da equipa de futebol profissional ao Restelo. Afirma e cito 'existe a capacidade desta candidatura e minha para negociar e resolver o problema. E o primeiro passo para esse objectivo é fazer uma proposta de recompra da SAD'.

Não preciso de saber mais nada. São sócios do Belenenses, sócios antigos, e dizem-me que são pouco conhecidos no Restelo. Isso para mim pode ser uma vantagem.


Saudações azuis

Sem comentários: