quinta-feira, outubro 01, 2020

Anti jogo à segunda jornada!

 

Foi tema acaloradamente debatido no canal da FPF (canal 11) com todos os intervenientes a rematarem ao lado incluindo o pivot do programa. Porque é que ninguém acertou na baliza é uma questão pertinente e sobre ela me debruçarei. Já lá iremos. Antes porém há que elencar as explicações produzidas bem como as soluções propostas para eliminar a doença que segundo os paineleiros é enfermidade muito portuguesa, e que não acontece noutros campeonatos mais civilizados. O grande réu era na ocasião Lito, treinador dos madeirenses, pois foi no recente Marítimo-Tondela que os factos acusatórios se produziram. Ao que parece o tempo útil não chegou a meia parte, 45 minutos de jogo portanto. Quanto às medidas para erradicar o mal os paineleiros mais assanhados propunham prolongamentos punitivos da ordem dos quinze a vinte minutos além de multas pesadas aos supostos prevaricadores!


Eu mantive-me ligado ao programa na esperança de um remate certeiro mas não tive sorte nenhuma. Preocupados apenas com os problemas que possam afectar os clubes grandes, aqueles que têm orçamentos para jogar sempre ao ataque, ou seja, têm dinheiro ou crédito para comprar avançados, os paineleiros nunca se puseram na pele dos clubes pequenos e médios, que não têm nada disso, que caçam com gato, e para quem descer de divisão é uma tragédia. É uma tragédia em Portugal mas não é uma tragédia em Inglaterra ou mesmo aqui ao lado em Espanha. E era sobre isto que os paineleiros deviam falar. Mas não falaram porque isso envolveria questionar o actual modelo que rege o futebol português, modelo que não tem paralelo na Europa, quer seja no tocante às receitas televisivas e à sua distribuição mais equitativa, quer no que concerne aos mecanismos de compensação envolvendo as receitas das provas europeias. E o princípio é bastante simples de entender – numa competição justa todos têm que ganhar alguma coisa. Os que perdem não podem perder sempre e vice versa. Mas isto não entra na cabeça daqueles paineleiros que não estão ali para servir o futebol mas sim o Benfica, o Sporting e o Porto. E por esta ordem.


Saudações azuis


Nota: Uma das mais 'assanhadas' era uma jovem comentadora residente, especialista em play station, com Lito no ponto de mira! Lembrei-me então do empate limpinho que o Vitória conseguiu em Alvalade e que acabou por retirar o Sporting do apetecido terceiro lugar! Eureka!


Sem comentários: