terça-feira, setembro 03, 2019

O mercado dos pobres


No mercado dos pobres, ou dos falsos ricos, a excitação é muita mas não passa disso. Como diz o povo – muita parra e pouca uva! Estou a pensar no Benfica, no Sporting e no Porto, únicos clubes que interessam à nossa comunicação social, mas posso estender o raciocínio aos restantes clubes. É só uma questão de escala e … muita publicidade. Quanto à excitação, ela só significa mais pobreza. Quer dizer que há gente demais a viver deste futebol fictício. Um futebol cifrão, cheio de amor ao clube, com fados e guitarradas à mistura, mas onde o dinheiro misteriosamente acaba por ir parar não se sabe aonde! Única explicação para tantos milhões anunciados e para tanta dívida acumulada! Para doirar a pílula temos os prémios da Federação Gomes! Portugal Futebol Clube é o nome desta nova pátria e o seu novo desígnio. Desígnio exportador de talentos, desígnio que não depende de nós mas do mercado. Ou seja, da carteira e da vontade dos potenciais compradores. Talvez fosse de valorizar mais o nosso campeonato! O que é que achas, oh Gomes?!

Mas que interessa isso quando temos entre nós um super agente! Navegador da galáxia que transforma esperanças em negócios do arco da velha! Na senda de João Félix, Bruno Fernandes já está vendido por um balúrdio, não se sabe a quem, nem isso interessa, porque o rapaz vai continuar no Sporting! O clube comprador (ou benfeitor) arrisca tudo e o Sporting não arrisca nada! Quem paga o juro da engenharia é melhor nem falar. Melhor que isto nem nas viagens do Gama!

E agora vou centrar-me no mercado do Belenenses. Veio um jovem avançado do Ajax, o colombiano Mateo Cassierra, a título definitivo, com três anos de contrato, o que é de saudar e corresponde ao caminho que nos convém: - valorizar o que é nosso. Quanto a saídas registámos a de Mika para a Académica, um bom guarda-redes mas naturalmente tapado por Koffi e Moreira. E saiu também por empréstimo o defesa direito Gonçalo Tavares para alinhar na equipa B do Granada. Penso que com Calila e Simon Perez a posição fica salvaguardada.
E percebemos que não tenha vindo mais ninguém nestas últimas horas uma vez que ainda temos a 'armada francesa' (e não só) para explorar. Destes, e pelo que vi, quer Koffi quer Show têm lugar no onze principal. Os outros – Faraj, Brym, Akim, Shano – não posso dar uma opinião abalizada. Mal os vi jogar. Mas Silas conhece o seu valor e se estão lá, é com o seu assentimento. Aliás Silas só não queria era perder jogadores. E não perdeu. Tem agora duas semanas para implementar um futebol mais atraente e sobretudo mais eficaz. E o tempo urge.

Saudações azuis

Sem comentários: