quarta-feira, setembro 18, 2019

Futebol português – import/export!


Este poderia ser o cognome de muitas outras actividades mas fiquemo-nos pelo futebol, pelas suas vaidades e alucinações. E naturalmente pela propaganda que é dos produtos que tem maior saída. Com o mercado externo no entanto é preciso ter cuidado, evitando vender gato por lebre. Conclusão: - no Seixal não há minas de ouro, e mesmo que arrebanhem todos os jovens talentos de aquém e de além mar subsiste sempre a velha máxima – quem vende os melhores fica naturalmente com os piores. As coisas são o que são.
Quer isto dizer que a estratégia está errada?! Não. Quer apenas dizer que a propaganda tem limites.

Mudando de assunto, Silas despediu-se do Belenenses fazendo um resumo da sua passagem ao comando da equipa principal. Seiscentos dias num resumo esclarecedor pautado pela dignidade e pela gratidão, virtudes que destaco e fazem dele um homem de confiança. Uma raridade nos tempos que correm!

Para terminar, duas questões de justiça: - esclarecido que o plantel foi escolhido pelo actual treinador Pedro Ribeiro, em comunhão com a SAD, podemos agora atribuir as naturais responsabilidades a quem de direito. Para o bem e para o mal. Também por isso não vou questionar a gestão de compras e vendas deixando isso a quem já deu provas de saber aquilo que faz.*

A segunda questão prende-se também com a justiça, expressão usada por Rui Pedro Soares quando questionado sobre o balanço dos 'seiscentos dias' de Silas. Rematou: - 'fez-se justiça ao plantel que tínhamos´'. E deu o exemplo dos vários jogadores que saíram para clubes importantes. Silas veio agora completar a frase chamando a si a quota parte da valorização dos mesmos jogadores. E creio que assim se fez justiça. A todos.

Saudações azuis


*(Adenda): - O que não me impede de comentar, como sempre faço, o acerto ou desacerto desta ou daquela contratação, desta ou daquela dispensa, assim como sugerir outras políticas para o futuro do Belenenses. Que é aliás a razão de ser deste espaço, pese a enorme limitação de me basear exclusivamente naquilo que vejo ou nas notícias veiculadas pelos media. Dito isto posso compreender os ajustes no plantel rescindindo com alguns jogadores que na verdade vão perdendo espaço com a chegada ou a recuperação de outros mais promissores. Liullic é um destes casos. No meio campo ofensivo não tem lugar. Cobre mal a bola, perde-a e perde-se com facilidade e o seu famoso pé esquerdo ainda não acertou na baliza. Que tenha mais sorte noutras paragens.
Sobre Eduardo Kau e a sua complicada lesão só lhe posso desejar as melhoras e que regresse depressa pois faz falta ao Belenenses.

Sem comentários: