quinta-feira, setembro 05, 2019

Agradecimento de olhos no futuro!


Silas e Zé Pedro, dupla de treinadores improvável, atravessaram com grande dignidade um período muito difícil da história do Belenenses. Isto tem que ser dito. Corresponde à expulsão do Restelo, juntamente com a principal equipa do Belenenses, e durante todo este tempo tentaram dar o melhor que podiam e sabiam. E sempre com espírito positivo. Não é para todos. Por isso, daqui deste espaço azul, vai o meu profundo agradecimento. No meu Belenenses vocês terão sempre lugar.

A vida de treinador no entanto depende dos resultados e no caso do Belenenses, face às circunstâncias de todos conhecidas, o perigo (e a desgraça maior) têm sido as descidas de divisão. Essas sim os períodos mais negros da história do Belenenses. Este discurso não se aplica obviamente a quem já interiorizou esse hábito e até gosta de jogar nos distritais. Desde que mantenham a sua 'quintinha' no Restelo. Se a situação fosse ao contrário já ponho as minhas dúvidas.

Olhemos então o futuro. Na verdade, se formos honestos, constituiu sempre um grande handicap, a juntar aos outros, o facto do treinador não poder intervir directamente durante o jogo. Já sem falar nas explicações de viva voz (no flash) sobre as ocorrências do mesmo. E se é verdade que as qualidades de Silas são reais, quando estamos a falar do Belenenses existem outros aspectos que também contam. Para o bem e para o mal. Silas ganhou grande parte da sua aura nos jogos da época passada contra o Benfica e perdeu grande parte dela quando foi goleado pelo Sporting. Isto são coisas que eu percebo, que a SAD começa a perceber, mas admito que muitos não percebam.

Uma última palavra para Rui Pedro Soares, tradicional saco de pancada de toda a gente, eu incluído, que nunca teve vida fácil, mas tem revelado capacidade para decidir e para aprender o que é o Belenenses. No caso de Silas e Zé Pedro, que transportam consigo uma carga identitária importante, acredito que terá sido uma decisão muito difícil. Mas também acredito que terá pesado bem todas as consequências. De olhos postos no futuro.

Saudações azuis


Sem comentários: