quarta-feira, agosto 28, 2019

O canal 11, a minha vesícula e parabéns Toni!


Começo pelo fim. Toni, confessou um dia que quando era miúdo o seu ídolo era o Matateu! Matateu que o dicionário automático do meu computador não reconhece! Se tivesse sido do Benfica estava no panteão mas pensando bem foi melhor assim. Pois bem, ontem no canal 11 escolhia-se o jogador mais em evidência neste princípio de campeonato. Um jogador fora dos três 'clubes do estado'*. O painel do costume, já vi piores, foi escolhendo, escolhendo, até que chegou a vez de Toni que declarou Hervé Koffi, o novel guarda redes do Belenenses, o seu eleito. Parabéns Toni pela coragem e ao mesmo tempo pela inteligência. De facto Koffi pelo que jogou e pelo que prometeu, só não repara nele quem não percebe nada de bola.

E já que me demorei no canal 11 tenho que falar outra vez na minha vesícula. Vesícula sensível, mártir, sempre a aconselhar-me que mude de canal mas fui ficando, ficando, e a coisa passou. O Pedro Sousa, pivot do programa, bem tenta falar dos outros clubes mas aquilo é mais forte do que ele. De repente levanta-se, bate as palmas e recomeça a falar no Benfica, Sporting e Porto! Para disfarçar convidam sempre alguém de um clube pequeno para continuarem a falar dos clubes do estado. Atenção que gostei muito de ouvir o treinador do Farense! 

Termino com a Liga Revelação uma aposta ganha e que vai merecendo algum interesse por parte do canal 11. Pena que transmitam poucos jogos do Belenenses.


Saudações azuis


*A expressão 'clubes do estado' deve ter sido inventada por mim. Mas faz cada vez mais sentido em Portugal. Há quem lhes chame 'eucaliptos' mas o deserto já é consequência, não é causa. Assim, ao contrário do que acontece em toda parte, no Benfica, no Sporting e no Porto o accionista maioritário (das SAD) continua a ser o respectivo Clube! Não existem portanto accionistas privados pois nenhum investidor aceitaria que o seu dinheiro fosse gerido por alguém que não ele. Ou que estivesse sujeito às votações 'apaixonadas' das assembleias do clube. Podemos portanto concluir que o verdadeiro accionista dos três clubes em causa é o estado. Seja através dos bancos nacionais e nacionalizados, seja através das autarquias ou empresas públicas, seja através de regimes de concessão ou de favor. Seja por último através da propaganda interminável na televisão pública e nos canais concessionados**. Para não ir mais longe repare-se na RTP e na 'obrigatoriedade', em todos os alinhamentos noticiosos, de dar notícias sobre os três clubes! Haja notícias ou não. Isto passa-se em mais algum país civilizado?! Acham que a BBC perde tempo a fazer propaganda ou a dar notícias sobre algum clube inglês em especial?!
Enfim, tratem-se.

**Já expliquei que o espaço radio-eléctrico é um bem escasso e assim aos concessionários a lei exige que cumpram mínimos de serviço público. Que os mesmos, seguindo a 'orientação' da RTP, transformam em mais propaganda a benefício dos três clubes do estado. Curiosa noção de serviço público! Além do mais, muito democrática. Aos grandes, tudo. Aos pequenos, nada.   


Sem comentários: