sábado, agosto 03, 2019

A ditadura informativa é incompatível com a informação


Parece que o Belenenses joga hoje no Jamor (17 horas) com o Santa Clara para a Taça da Liga! Digo parece porque a comunicação social disponível é bastante obscura quando se trata de informar sobre acontecimentos que não tenham a ver com os três 'clubes do estado'. Eu sei que é recorrente esta minha queixa mas por ser recorrente não deixa de corresponder a uma realidade que nunca imaginei que pudesse existir. E com tal dimensão! Mas existe aqui em Portugal e ninguém protesta. Mais uma razão para não me calar.

Seria aliás curioso e até interessante que alguém contabilizasse as horas diárias, mensais e anuais que, por exemplo, os nossos canais televisivos, ditos de informação generalista, dedicam ao Benfica, Sporting e Porto. Excluo obviamente os canais dos respectivos clubes. Feita a contabilidade seria interessante estabelecer uma comparação com o que se passa nesta matéria nos outros países da união europeia. E no fim enfiar os resultados pela goela abaixo das entidades reguladoras, autoridades da concorrência, sem esquecer as goelas do presidente da Liga, da Federação Portuguesa de Futebol e do Governo da república.

Liberdade de informação é uma coisa, ditadura da informação é outra. Lembrando que as várias televisões são meras concessionárias de um espaço radio-eléctrico que é escasso, e onde são obrigadas a prestar serviço público. Que não deve ser confundido com o direito das maiorias mas com o dever de informar toda a gente, incluindo as minorias. E não me falem em audiências porque por este andar, amanhã, e em nome delas, os filmes pornográficos talvez sejam mais apelativos que o Félix ou o Bruno Fernandes. Digo eu. Tudo em horário nobre, evidentemente.

Saudações azuis


Nota: - Para a próxima teremos que falar novamente na questão dos passes partilhados e na divisão subtil, mas perversa, entre direitos desportivos e direitos económicos. Em nome da verdade desportiva. Para não sermos apanhados de surpresa e constatarmos um dia que o plantel de determinado clube, clube pequeno naturalmente, é afinal todo ele partilhado por um dos tubarões do nosso futebol! Na mesma competição isso não pode acontecer. Desculpem lá o mau jeito.

Sem comentários: