segunda-feira, agosto 26, 2019

O vício de jogar para trás!


Eu percebo a posse de bola, percebo o refazer da jogada mantendo a bola em nosso poder, mas tudo tem os seus limites. Há um momento (e uma oportunidade) em que precisamos de nos virar para a frente e levar a equipa connosco para o ataque. Isto tem mais a ver com os centro campistas e com o pouco jogo interior que fabricamos. Dir-me-ão que esse trabalho (essa transição) não está ainda ao alcance da equipa e eu aceito. E não está atendendo ao que se viu nos Açores. Aí, à excepção dos primeiros minutos, os lances que conseguimos no ataque tiveram o seu quê de desgarrado, arranques individuais sem apoio, condenados ao insucesso. Além de outros aspectos técnicos em que temos que melhorar. Calila, por exemplo, fruto da sua iniciativa e velocidade invadiu algumas vezes território açoriano mas depois faltou-lhe sempre qualquer coisa. Tem que aprender a liftar o cruzamento e assim não tem necessidade de driblar o opositor. Na outra ala Varela aventurou-se menos talvez para dar mais apoio a Kau e porque por esses lados surgia muitas vezes Patrick, um defesa ala do Santa Clara a ter em conta.

De positivo este jogo trouxe no entanto algumas confirmações: um sistema defensivo cada vez mais sólido e onde já brilham alguns jogadores. Para além de Nuno Coelho que continua imperial no comando da defesa, temos o Hervé Koffi que está tornar-se uma estrela! E nós, os adeptos, precisamos de estrelas. Precisamos de alguém que seja melhor que os adversários que defrontamos. Precisamos de jogadores à imagem do grande Belenenses. E este guarda-redes é um deles.
Outro jovem que está a demonstrar valor é o central esquerdino Kau. E não é fácil vir do campeonato brasileiro e integrar-se tão rápidamente. Sem esquecer que também estava no banco outro central esquerdino que me deixou boa impressão contra o Benfica. Refiro-me ao nigeriano Akas. E com sabor a novidade tivemos a estreia de Show, um angolano com presença e que promete tomar conta da camisola seis. É um palpite atendendo a que jogou apenas uns minutos.

E agora estendo os palpites a outros jogadores. Por exemplo, Ljulic, que tem vindo a evoluir no meio campo ofensivo parece-me que pode ser uma alternativa ao Licá. Tem disponibilidade para correr/trabalhar defensivamente, bastando ter cuidado com as entradas aos adversários (e isso aprende-se), tem alguma velocidade e tem um remate que um dia tem que funcionar.
Nico Velez é outro jogador que tem aparecido neste princípio de época e o facto de continuar a ser uma aposta, temos que acreditar que terá argumentos que ainda não mostrou. Talvez precise de marcar um golo para abrir.

Finalmente a chave do busílis – o tal jogador que recebe a bola de costas, tem categoria para a manter, e já sabe o que lhe vai fazer em termos de organização de jogo ofensivo. Esse ainda não o vi. E já agora, que e feito do Benny?!

Resultado final: Santa Clara 0 – Belenenses 0

Saudações azuis


Nota. Pode não vir a propósito, os mais novos podem até não gostar porque não viveram, como eu, o nacional benfiquismo da segunda república e que esta terceira república refinou para pior! Cuja propaganda não nos deixa respirar um minuto! Por isso tenho que agradecer (e saborear) estes raros momentos de descanso! Obrigado Sérgio Conceição! Não quer dizer que vais ganhar o campeonato pois continuas a precisar de quatro oportunidades para marcar um golo mas mesmo assim foi bom. O país sossegou, a tensão arterial baixou, os canais encarnados (que são quase todos ) fazem menos ruído, e a cotação dos jogadores do Seixal... normalizou-se. Parece pouco mas é muito.

Sem comentários: