quarta-feira, agosto 07, 2019

Silas no Canal 11


Fiz zapping e parei no canal 11, recém criado canal televisivo da Federação Portuguesa de Futebol. Parei porque estava lá o Silas, hoje por hoje, um treinador marcante. Parei sem grandes ilusões, é uma nova versão do país da Alice, uma aposta no futebol jogado dentro das quatro linhas, um faz de conta como se não houvesse batota, ignorando, tal como a federação tem ignorado as verdadeiras causas do clima de suspeição instalado e da violência que isso gera. Ambas radicam no fosso cada vez maior entre os clubes que disputam o mesmo campeonato, algo que ninguém tem coragem para mudar e se calhar ninguém quer mesmo mudar. Contra isto o que fazem a Federação e o Governo?! Inauguram um canal televisivo e fazem programas como o 'futebol total'!

Mas nem tudo é mau, pode até ser que melhore. O painel de residentes, por exemplo, pareceu-me escolhido com algum critério. Não vislumbrei grandes cartilhas nem grandes cartilheiros, o politicamente correcto é dominante mas sem exagerar e há dois jovens que ainda têm opiniões próprias! Nada mal. O pivot segue o alinhamento. O alinhamento é que pode melhorar bastante. Basta que faça a diferença para os outros canais.

Neste programa o assunto era a análise ao jogo da supertaça. Mais própriamente à goleada que o Benfica aplicou ao Sporting. Análise bem feita e eu transportei-me imediatamente para a terceira jornada altura em que vamos receber o Benfica no Jamor. Ao mesmo tempo relembrava os 8-1 frente ao Sporting na época transacta e procurava paralelismos. Os disparates de Muriel nesse jogo não têm paralelo! Mas Silas não fica isento de culpas. Quem se lembra de pôr um esquerdino total a jogar com os pés?! Depois, a perder por 2-0 e a jogar com dez, Silas quis discutir o jogo na segunda parte! Animou-se com o golo de Licá, arriscou demasiado e Keyser aproveitou. Keyser que provou agora do mesmo veneno contra o Benfica.


Saudações azuis

Sem comentários: