segunda-feira, julho 01, 2019

Semana debaixo de fogo


Os velhos do Restelo tiraram a semana para atacar a equipa do Belenenses! Fogo cerrado, e querem despojá-la de tudo: - nome, emblema, símbolo, provávelmente do azul das camisolas, do branco dos calções, e amanhã, quiçá, obrigá-la a jogar nua! Esta histeria, embrulhada em decisões judiciais controversas, é acompanhada por artigos de opinião dos saudosistas que se dizem belenenses desde que o Belenenses continue na mó de baixo e não faça sombra ao Benfica. Clube para quem escrevem habitualmente. A base do discurso centra-se no passado, no museu do clube e nuns quantos chavões ligados ao amor à camisola enquanto na coluna ao lado exaltam os milhões de euros em vendas e lucros! Estranha contradição!*

É claro que todos estes ataques conjugados acabaram por levar a Federação (olha quem!) a perguntar aos tribunais qual era afinal o sentido da lei que ela própria elaborou e está em vigor! Refiro-me à lei que rege os clubes e as respectivas sociedades anónimas desportivas. Isto só em Portugal!

Seja como for eu prefiro que a propalada refundação do Clube se faça na base do futebol presente, futebol de primeira, usando as mesmas armas dos nossos adversários, do que na base de um 'investidor' supermercado alheio ao futebol e que a troco de uma renda apenas pretende instalar no Restelo mais uma mercearia! Uma receita antiga que sempre corre mal e já nos levou à situação incrível de não termos dinheiro para inscrever a equipa na segunda divisão! Lembram-se?!

Mas a semana também fica marcada pelo interesse do Braga em Silas e aí tenho de dizer claramente que se trata de uma má notícia. Eu sei que Rui Pedro Soares gosta de afirmar que o Belenenses é uma maternidade de treinadores mas não gosto dessa expressão nem do seu alcance. Não gosto porque um projecto, qualquer que seja, e por mais voláteis que sejam as regras da indústria do futebol, terá sempre de ter duas referências – presidente e treinador! Por isso espero que Silas se mantenha.

De resto aguardo pelas notícias do futebol própriamente dito sendo certo que gostei do regresso de Benny.

Saudações azuis


*Eu percebo porque é que eles, os três 'clubes do estado', e os seus inúmeros comentadores, desvalorizam tanto as SAD e valorizam tanto os clubes! Estão habituados a recorrerem sempre que necessitam ao seu investidor (ou SAD) de referência, a saber: - Caixa Geral de Depósitos e outros bancos entretanto nacionalizados por falência. Deve ser por isso.

Sem comentários: