quinta-feira, julho 18, 2019

Voltámos ao hóquei...


A cerimónia poderia perfeitamente reportar-se ao estado novo. O hóquei outra vez, Marcelo não é o mesmo mas é como se fosse, e o entusiasmo patriótico dos locutores também é idêntico. Na altura, e para quem ainda se lembra, parecia que o mundo inteiro andava sobre rodas! Mas não era bem assim. Havia uma família na Suíça, mais própriamente em Montreux, havia uma região em Espanha, mais própriamente em Barcelona, e havia uma pequena região em Itália. E claro, Portugal e colónias.
Os ingleses, que inventaram este e outros jogos, foram naturalmente os primeiros campeões, mas decaíram muito e deixaram praticamente de jogar. Alemanha, França, Bélgica e Holanda participavam nesses campeonatos a título simbólico e com o único objectivo de serem goleados. O confronto esperado era sempre com a Espanha, ás vezes com a Itália a tentar intrometer-se. Só muito mais tarde surgiu a candidatura argentina. Hoje o panorama não é muito diferente. Para memória futura ficam as saudades dos grandes jogadores oriundos do Ultramar, em especial de Moçambique, bem como de alguns emblemas tradicionais (Paço de Arcos, Oeiras, Hóquei Sintra, etc.) engolidos pelos clubes de futebol.
Nada disto pretende desvalorizar a recente conquista do campeonato do mundo! É apenas a constatação de que voltámos ao hóquei...

Saudações azuis


Nota: Continua a faltar um craque, um jogador diferenciado, e que todas as equipas precisam.

Sem comentários: