segunda-feira, dezembro 03, 2018

A vitória nos Açores


Vitória importante, como são todas, que começou a ser desenhada durante a semana quer com o comunicado de Rui Pedro Soares quer com as declarações de Silas a um jornal desportivo. À sua escala, ambas valorizavam a equipa cumprindo o objectivo primário de a incentivar face ao difícil embate que a esperava nos Açores. E resultou. É claro que resultou porque há uma grande parte de verdade naquilo que foi dito. Não fosse assim e estava encontrada a receita do sucesso. Na verdade, como salientou o administrador da SAD, temos um plantel mais capacitado que o da época transacta, e também é verdade, como frisou Silas, que o Belenenses é das equipas mais consistentes da primeira Liga. Se isso chega para fazermos um campeonato tranquilo, não sei. Aliás não há campeonatos tranquilos pois tudo depende dos objectivos que se prosseguem. Neste caso o que eu espero sempre é que a intranquilidade do Belenenses resulte do facto de não ocupar os lugares cimeiros da tabela. E não o contrário.

Sobre o jogo propriamente dito não vale a pena alargar-me muito - sobressaiu o espírito de equipa, Silas esteve em evidência, mexeu bem ao intervalo e foi feliz nas substituições. Destaques para Muriel, Fredy (dois golos) e Dramé, que entrou muito bem. Menos bem - algumas transições que por deficiências técnicas e lentidão, não resultaram em jogadas perigosas.

Resultado final: - Santa Clara 2 - Belenenses 3

Saudações azuis


Nota: Em cima da hora do jogo tomámos conhecimento que Keita estava impedido de jogar por decisão da FIFA. Um castigo de quatro meses. Não é crível que o jogador ou o seu empresário não soubessem que corria um processo na FIFA e cujo desfecho seria sempre imprevisível. Dependia obviamente de uma sentença de um juiz. E portanto também não é crível que a SAD do Belenenses tivesse sido apanhada de surpresa. Sendo assim concluo que, avisado como é, Rui Pedro Soares já tenha uma solução para o que aconteceu. Mas que é desagradável, é. Estou a falar pelos adeptos. E pela tal percepção de esperança no projecto azul que ainda não existe. Que ainda não galvaniza. Tem a ver com as vitórias mas tem mais a ver com a credibilidade do projecto. O comunicado foi no sentido da credibilidade. O caso Keita vai no sentido contrário.

Sem comentários: