segunda-feira, outubro 29, 2018

Dois tiros no porta aviões!


Meu Deus, o que para aí vai! Bastaram dois golos e uma derrota sem apelo nem agravo para pôr o Benfica de cabeça perdida! Os 'adeptos' das vitórias debandaram ao intervalo, o país quer despedir o Vitória e o Vieira dos camarotes abandonou o camarote! Faltava o ex-árbitro Jorge Coroado, pelos vistos rendido ao futebol amador, alcunhar o Belenenses SAD de Codecity!* O nacional benfiquismo é uma doença que afecta até aqueles que se dizem adeptos de outros clubes.

Noutro plano e porque o VAR se está a transformar num autêntico laboratório de resultados em especial nos jogos em que intervêm os grandes, deixo aqui um alerta: - se o futebol deixar de ser analisado à luz da sua dinâmica própria, que só os árbitros de campo podem aferir, e passar essas funções para o VAR, então o melhor é acabar já com o futebol. E vemos no dia seguinte qual foi o resultado apurado pelo vídeo árbitro. A ver se nos entendemos, não me refiro ao apuramento dos foras de jogo onde a tecnologia existente me parece um bom auxiliar para defender a verdade desportiva, mas sim aos lances de contacto próprios de um jogo como o futebol. Nesses casos é importante que prevaleça a opinião do árbitro de campo e que o VAR, a ter opinião diferente, a sustente em imagens apuradas na sua velocidade normal e não em câmara lenta ou decompostas em frames. Por exemplo na grande penalidade assinalada contra o Belenenses deveria ter prevalecido a opinião inicial de Soares Dias. E não pode demorar-se tanto tempo entre o lance em questão e a interrupção do jogo. A regra actual já se viu que é absurda.

E termino com uma pergunta azul: - que é feito de Tandjigora que nem nos convocados aparece?! Ressentiu-se da lesão?! Ou o seu desaparecimento deve-se a outros motivos?!


Saudações azuis


*Um tribunal proibiu entretanto a SAD azul de usar os símbolos do Clube de Futebol 'Os Belenenses' e deverá ter sido por isso que Coroado resolveu insultar os adeptos que apoiam a equipa profissional do Belenenses (a única que existe e pode existir legalmente) confundindo-a com o seu principal investidor, a Codecity! Mal acomparado seria o mesmo que chamar ao Chelsea - Abramovich futebol clube, ou ao Benfica - Sport Caixa Campus, atendendo ao peso da dívida dos encarnados face ao banco público. Mas este é o problema de meter os tribunais a resolver os assuntos do futebol quando deveriam ser resolvidos pelas entidades que existem para o efeito – Liga, Federação e Tutela.
Quanto ao fundo da questão o Belenenses que joga no Jamor é o mesmo que subiu à primeira divisão e por lá se tem tem mantido com o apoio dos mesmos adeptos que também o apoiavam no Restelo. O resto são papéis e sede de protagonismo.

Sem comentários: