terça-feira, outubro 16, 2018

A destruição dos campeonatos nacionais!

Como diriam os mais velhos - isto já não é para mim - mas quem cá ficar deve preparar-se para a abolição dos campeonatos nacionais. Em favor, é claro, das provas uefeiras ou de outras entidades supra nacionais que definitivamente tomaram conta do negócio do futebol. Mas afinal a quem servem estas longuíssimas interrupções do campeonato nacional?! Aos clubes mais pequenos, que são a esmagadora maioria, não servem concerteza. Não têm internacionais para valorizar nas selecções, estão parados, e têm de continuar a pagar os ordenados aos seus atletas. 

Mas já agora que raio de prova é esta da Liga das Nações?! Já não tínhamos o campeonato do mundo?! E o campeonato da Europa?! E até os jogos olímpicos! Sem falar nas inúmeras provas que a UEFA organiza para as camadas jovens! Enfim, alguém há-de lucrar, e muito, com isto. Mas já começam a ouvir-se algumas criticas perante tal exagero. Criticas provenientes dos campeonatos mais competitivos e cujo interesse é manifestamente afectado por todas estas interrupções. E com reflexos negativos quer na perfomance dos atletas quer na bilheteira.

Em Portugal pelo contrário, ninguém protesta, a bilheteira não conta, e o povo alimenta-se da selecção. Próprio de órfãos e alienados. Quanto aos três grandes sempre ganham algum com a valorização dos seus inúmeros internacionais. E se pudessem, acabavam com o campeonato nacional desde que lhes fossem garantidos os milhões da UEFA. 


 Saudações azuis

Sem comentários: