sábado, julho 08, 2017

A bola a rolar…

Vi finalmente a bola a rolar e gostei do que vi. Um ensaio é sempre um ensaio e o adversário era categorizado pois tem jogadores que não enganam, mas o Belenenses também mostrou que está a construir uma equipa mais consistente que o ano passado. E tinha mesmo que ser. Directo ao assunto: -

Gostei do guarda-redes Muriel, um keeper experiente e que resolve o problema da nossa baliza. Gostei muito do médio Tandjigora, rápido, intenso, com sentido colectivo, titular indiscutível. As outras estreias, Balogun tem velocidade, um predicado essencial, precisa de oportunidades para evoluir; Sasso, que já conhecia, é bom jogador embora às vezes escorregue… Chaby prometeu alguma coisa.

Dos residentes, Benny confirmou aquilo que sempre vaticinei – é um jogador com futuro! Joga e faz jogar e o Belenenses precisa de gente que saiba fazer as transições, de gente que pense o jogo. Os restantes trabalharam para a equipa e pode dizer-se que não desiludiram.

Não há bela sem senão e não fui só eu a reparar, toda a gente viu que Yebda (que jogou os noventa minutos) tem perdas de bola que não podem acontecer naquela posição. Como já afirmei na época transacta não tem a ver com a técnica, que de facto possui, tem a ver com a cabeça, com a rapidez do raciocínio, com as decisões que toma e com a lentidão com que as toma.
Uma palavra ainda de incentivo para os jogadores que vieram da formação e que terão de crescer com a equipa.

O que ainda falta:

Para além do que se viu e do que pode prometer, a equipa pareceu-me algo impotente nos aspectos ofensivos. Pelas alas poucas vezes nos acercámos com perigo da baliza leonina, e daí a relativa obscuridade de Maurides. Tiago Caeiro entrou melhor mas teve a seu favor um meio campo (Benny e Chaby) mais criativo. Resumindo, falta qualquer coisa no ataque.

Na defesa, as laterais estão tremidas. No lado direito faltou João Diogo e as soluções encontradas precisam de novos testes. Na lateral esquerda para além de Florent fica a pergunta sobre Mica Pinto! Que é feito dele?!
O centro da defesa está em reconstrução e vamos aguardar por mais jogos.

Concluindo – primeiro balanço positivo.


Estádio do Algarve: Sporting 1 (Ruiz) - Belenenses 1 (A. Sousa) 


Saudações azuis

xmlns:dc="http://purl.org/dc/elements/1.1/"

<< Home