segunda-feira, junho 04, 2007

RTP África

Sábado à tarde resolvi sintonizar a RTP-África para assistir ao jogo entre as selecções de Cabo Verde e da Argélia, jogo incluído no grupo de apuramento para o CAN/ 2008.
O desafio realizou-se na cidade da Praia, em relvado sintético, e apesar do favoritismo da Argélia, que ocupa o primeiro lugar do grupo, a selecção de Cabo Verde deu sempre luta e nunca perdeu a iniciativa! Mas este jogo tinha outros motivos de interesse já que era uma oportunidade para ver em acção algumas caras bem conhecidas. Desde logo o nosso Dady, muito vigiado pelos centrais argelinos, conseguindo ainda assim alguns lances perigosos; também lá estava o Pelé que vendemos para Inglaterra, continua possante e dominador no jogo aéreo, mas com poucos rins perante adversários mexidos e tecnicistas como eram os avançados argelinos.
Aliás, a extrema defesa cabo-verdiana não me convenceu, sofrendo dois golos de bola parada perfeitamente evitáveis. Rodolfo Lima, outro ex-belenense que também entrou, esteve voluntarioso, mas quem se destacou verdadeiramente foram o eterno Lito e o desconhecido Vargas! O jogador da Naval foi incansável a conduzir a bola e a criar perigo na área adversária; é dele o centro que permite o empate à selecção de Cabo Verde, já para lá dos noventa minutos de jogo, assim como foram dele os melhores apontamentos técnicos e tácticos!
Vargas, que não conhecia, é jogador do Olhanense, esquerdino, ligeiro, muito tecnicista, fez o lugar de falso defesa esquerdo, incorporando-se com facilidade no ataque, deixou-me óptima impressão!
Quanto ao jogo em si, a Argélia, que viu o seu guarda-redes ser expulso a meio da primeira parte, por cortar com as mãos, fora da área, um perigoso remate de Dady, ainda assim manteve em respeito a selecção cabo-verdiana, graças a uma maior maturidade e classe de alguns dos seus jogadores. Foi portanto sem surpresa que conseguiu controlar o jogo e o marcador. Cabo-Verde por seu turno nunca desistiu, lutou bastante, e pode dizer-se que só por isso mereceu bem o empate.
Resultado final: Cabo Verde 2 – Argélia 2.

Sem comentários: