sexta-feira, novembro 24, 2006

“Matateu – A oitava maravilha”

Um livro sobre Matateu, ora aí está uma excelente ideia no meio desta floresta de publicações que diariamente nos anunciam. O autor, é o jornalista Fernando Correia, o respectivo lançamento será hoje, no Estádio do Restelo, onde mais poderia ser!
Não podia passar em claro esta notícia, aqui, para mim, que o vi jogar desde as Salésias, até…já nem me lembro, tudo isto aconteceu há séculos, no Belenenses!
Passou pelo Atlético, por outros clubes, já em fim de carreira, foi pena não o termos conservado sempre entre nós, como o irmão, o grande Vicente!
Fez vida no Canadá e regressou um dia pela mão do Rosa Freire, passou em frente à tribuna, todos de pé, aplaudimos, a maioria nunca o viu jogar, mas aplaudiu com mais força. Era uma lenda, um repentista, que fazia miséria em dois ou três metros de terreno, depois o remate de qualquer ângulo, quase da linha de fundo, e ainda assim a bola entrava!
Marcou golos à Inglaterra, estreou-se contra a Argentina e com esse nome baptizou a sua filha. Estou a escrever ao sabor da memória, que poderá certamente ser corrigida com a leitura do livro.
Que há-de fazer menção ao Mercedes que levou o seu nome e foi táxi de grande longevidade! Que há-de lembrar que a seguir a um jogo com o Sporting, foi levado em ombros nas Salésias.
Que saudades do Matateu…

xmlns:dc="http://purl.org/dc/elements/1.1/"

<< Home