sábado, abril 22, 2006

Prognósticos de sábado

O Porto será hoje campeão, naturalmente. Ontem o Guimarães poderá ter descido à Liga de Honra, fazendo companhia ao condenado Penafiel. Não se afigura viável que nas Antas, na verdadeira festa do título, possa fazer qualquer surpresa! E daí o máximo de pontos que conseguiria somar seriam os supostos trinta e sete ou, em caso de empate com o Porto, trinta e oito pontos.
Recorde-se ainda, que tem jogadores importantes impedidos de alinhar, por terem visto cartões contra o Boavista.
O Gil Vicente é que me preocupa: tudo depende da boa condição física do Carlitos (e do Nandinho). Mas Carlitos é decisivo no esburacar das defesas! Tanta falta que nos fazia! Mesmo admitindo que jogaria poucos jogos atendendo à sua infeliz propensão para se lesionar. Estes jogadores quando se contratam, obrigam ao esforço suplementar de adquirir um outro jogador, do tipo operário, mas este esforço às vezes compensa. Tratando-se de elementos que só por si ganham jogos e pontos, não tenho dúvidas sobre a respectiva utilidade.
Concluindo sobre o Gil Vicente: se o Carlitos jogar contra o Rio Ave, o Gil ganha e faz trinta e seis pontos. Mesmo que perca em Braga (um jogo entre vizinhos), poderá apresentar-se contra nós com a possibilidade de somar trinta e nove ou quarenta pontos, no caso de empatar em Braga.
E em igualdade pontual, os rapazes de Barcelos, levariam vantagem sobre o Belenenses.
O Rio Ave tem um final de campeonato difícil. Defronta o Sporting na próxima jornada, em casa, é certo, mas o Sporting tem que ganhar, por causa do apuramento directo para a Liga dos Campeões. O Benfica está apenas a dois pontos.
Por isso admito que muito dificilmente o Rio Ave ultrapassará os trinta e sete ou trinta e oito pontos.
Agora a Naval. Em clara descida de forma, com jogadores cruciais impedidos de jogar, a Naval pode ainda assim facturar duas vitórias nos três jogos que lhe faltam realizar. Na penúltima jornada recebe o Leiria, num jogo muito perigoso, e vai a Penafiel para o tudo ou nada.
Apesar do calendário favorável, o meu prognóstico é o seguinte: a Naval não faz mais de trinta e nove pontos.
Paços de Ferreira: ficará com os pontos que conquistar ao Belenenses, e eventualmente mais um. E mais não digo.
A Académica tem apenas um problema: a reacção do Braga aos últimos desaires. Se não perder este jogo, fica na primeira Liga.
Os outros estão livres de perigo.
Amanhã por esta hora, já se adivinha muita coisa.
Saudações azuis.

xmlns:dc="http://purl.org/dc/elements/1.1/"

<< Home