quinta-feira, janeiro 23, 2020

A importância dos treinadores


O futebol tornou-se aparentemente um jogo complicado, cheio de sábios à sua volta, paleio sem fim, mas no fim volta tudo ao princípio. E volta porque o futebol é um jogo simples. Só assim se compreende que haja tanta gente a discuti-lo. É simples mas tem os seus pormenores. Por exemplo, o que dizem os sábios sobre o Braga de Ruben Amorim! Qual a explicação?! Um Braga com os mesmos jogadores que o de Sá Pinto, mas agora com uma eficácia tremenda!

Outra questão que de certa maneira é a mesma: - porque é que o Porto tem tanta posse de bola e ela é tão pouco produtiva?! Dois exemplos, dois enigmas, muitos palpites, mas a verdade é que Amorim resolveu o problema e só joga com um ponta de lança(Paulinho)! Sérgio Conceição joga com mais (Soares e Marega) embora com desvantagens técnicas evidentes. Quer Soares quer Marega, quando recuam no terreno, são mais perigosos para a sua própria baliza que para a baliza adversária!

E que dizer do Belenenses, que já vai no terceiro treinador esta época (a 'maternidade´ afinal virou creche) e cujo goal-average é simplesmente aterrador! Há pouco a dizer e o melhor é esperar que Petit descubra a forma de dar a volta á situação. Ainda assim convém não esquecer que faltam poucos dias para o fecho do mercado e o Belenenses precisa de se reforçar. 

Convicção que reforcei depois de ver o último jogo dos sub 23 (derrota em Odivelas com o Portimonenses por 1-2). Aí, a raiz da ineficácia, em especial durante a primeira parte, esteve no meio campo. O Portimonense, mais colectivo, assegurou o domínio do jogo. É certo que depois de termos chegado ao empate, consentimos o segundo golo de forma infantil e com os efeitos psicológicos que se adivinham. Mas no cômputo geral os algarvios foram superiores. E isso deveu-se ao trabalho colectivo dinamizado pelo seu meio campo. O futebol é um jogo simples mas precisa de jogadores que saibam jogar. 

Saudações azuis

Sem comentários: