segunda-feira, janeiro 14, 2019

Uma equipa que merece mais apoio!


Já começam a faltar adjectivos para classificar a prestação do actual Belenenses cuja consistência e cujos resultados só são comparáveis aos tempos de Marinho Peres. No tempo em que chegámos ao pódio! Lembram-se?! E tudo isto sem nunca jogar em casa própria e com um orçamento dos mais baixos da primeira Liga. E se a baixeza do orçamento não me entusiasma já a questão da competência é algo a que não posso ser indiferente. E há competência na SAD azul. Desde a administração aos jogadores. Mas não estaria a ser justo se não destacasse a equipa técnica e naturalmente o seu principal rosto – Silas. Ainda está a aprender (aprende-se toda a vida) mas a verdade é que já oiço o seu nome naqueles programas que só costumam falar nos 'clubes do estado'.

Para quem (ainda) não esteja familiarizado com a minha linguagem, 'clubes do estado' são aqueles três ou quatro em que as respectivas SAD ainda são detidas maioritáriamente pelos clubes graças à intervenção do próprio estado. Intervenção sob as mais variadas formas e feitios desde aquela senhora ministra das finanças que um dia aceitou acções de um um clube para regularização de dívidas fiscais, até aos bancos nacionalizados por falência, ao próprio banco do estado, são tudo histórias de uma história sinistra em que não se percebe onde acaba o estado e começa o clube e vice versa. Com camarote incluído. Mas para melhores esclarecimentos consultar os grandes credores/patrocinadores dos tais clubes. Isto é em Portugal. Não é na união soviética.

Sobre o jogo própriamente dito nem eu acreditava que fosse possível sair da Choupana com três merecidos pontos! É um campo difícil mesmo sem o habitual nevoeiro. Mas o Belenenses acabou por ganhar bem. Havia o senão da entrada de Cleylton a substituir Sasso, ao que suponho lesionado. Com mais ou menos dificuldade, com uma precipitação ou outra, o rapaz lá foi dando conta do recado. Para o melhor em campo a escolha é entre André Santos e Fredy. Mas como sempre tenho dito - a equipa acima de tudo e a Cruz de Cristo acima de todos. Qualquer semelhança com outras paragens, não é pura coincidência.

Resultado final: Nacional 0 – Belenenses 1


Saudações azuis

Nota: O aproveitamento do valor que exista na equipa de sub 23 é obviamente um bom acto de gestão. Pedro* e Calila são dois nomes que aprovo. O que eu não aprovo são proximidades exageradas aos nossos rivais seja empréstimos ou passes partilhados. Quando digo nossos rivais não me refiro ao velho Atlético cujo rivalidade territorial acho saudável nem ao Estrela da Amadora, que nunca foi rival.

*Quis dizer Gonçalo Tavares.

Sem comentários: