segunda-feira, janeiro 07, 2019

Bela vitória num bom jogo de campeonato!


Valorizo muito estas vitórias porque são elas que solidificam projectos, sistemas de jogo, moralizam jogadores, e sossegam os adeptos. Num campeonato onde é difícil ganhar impusémo-nos a uma equipa que se reforçou imenso na tentativa de se aproximar do seu grande rival minhoto. E a melhor prova do que aconteceu foi ver Luís Castro, um treinador habitualmente sereno, a gritar durante o jogo todo para dentro do campo!

Diz-se por vezes que a melhor defesa é o ataque mas também não é menos verdade que as equipas começam a construir-se de trás para a frente. Em minha opinião é entre estas duas realidades que deve assentar a prestação de uma equipa. No Belenenses, este último jogo mostrou que estamos a dar passos seguros em direcção àqueles objectivos. Não sofremos golos e o sistema defensivo (que no futebol moderno inclui os onze jogadores) deu um verdadeiro recital de bem defender! O Vitória de Guimarães só em bolas paradas levou algum perigo à nossa baliza. Aliás se olharmos para o goal-average só o Porto sofre menos golos do que nós.

Já no que toca à primeira parte do ditado (a melhor defesa é o ataque) embora tenhamos melhorado muito em relação às primeiras jornadas ainda temos problemas na transição. Isto apesar da visível subida de forma de André Santos e Fredy, por um lado, e Licá e Henrique, por outro. E sem falar na escassez de alternativas para substituir os atacantes exaustos. Também é verdade que se tivéssemos tudo o que precisamos estávamos em primeiro e não em quinto.

Para o fim fica a análise do momento Zen quando Silas, por volta dos sessenta minutos, quis responder às substituições de Luís Castro, substituições que, felizmente, não trouxeram nada de novo à prestação dos vimaranenses. Pelo contrário fomos nós que ainda dispusemos de duas oportunidades claras para sentenciar o desafio. Mas vou imaginar o diálogo entre a dupla Silas/Zé Pedro:

Silas - O Nuno Coelho não está a fazer tudo o que lhe pedi. Vou chamar o Cleylton.
Zé Pedro – esquece o Nuno Coelho, o melhor é não mexeres na defesa porque já deu mau resultado duas vezes seguidas. Além disso o Guimarães continua a jogar só com o Guedes e enquanto dura... vida doçura.
Silas – o quê?!
Zé Pedro – é um ditado.
Silas- Ok. Vou refrescar o meio campo. Os treinadores de bancada são uma praga do futebol.
Zé Pedro – Óbvio, caro Silas.


Saudações azuis


Nota: a bola rematada por Fredy encaminha-se para a baliza de Douglas e seria o nosso segundo golo. Mas Soares Dias já tinha apitado para o fim do jogo.

Sem comentários: