quarta-feira, agosto 08, 2018

A casa do Belenenses!

Já uma vez escrevi que a casa do Belenenses é onde a sua equipa de futebol estiver a jogar. E sobre a querela inútil se o Belenenses são os seus sócios ou a sua equipa mais representativa a resposta é a mesma da galinha e do ovo. Ou seja, os primeiros adeptos do Belenenses foram os onze jogadores que suaram pela primeira vez aquela camisola azul que tem uma cruz no peito. Por isso quando se diz (da boca para fora) que o clube são os seus sócios convém ter algum cuidado e incluir nesse número não apenas os actuais pagantes mas todos aqueles, e são uma imensa maioria, que nestes cem anos também se quotizaram e também apoiaram o clube. Muitos dos quais já terão falecido. É em nome dessa memória que me sinto à vontade para dizer que a casa do Belenenses é o Restelo muito embora esteja impedido de lá jogar! Uma situação insólita mas a vida continua.

E continua no estádio nacional, sem qualquer problema, especialmente para quem se lembra que o Restelo já foi estádio municipal e na altura a bola continuou a rolar. E a equipa manteve a identidade.
Mais importante será a estratégia de modernização que a SAD tem em vista. E aqui é de tomar especial cuidado com as características que distinguem o Belenenses. Como venho dizendo é um clube marítimo e seria importante mantê-lo próximo do estuário do Tejo. Neste sentido sugere-se que o concelho de Almada outrora grande alfobre de adeptos pudesse ter a oportunidade de ver com frequência a recém criada equipa de sub-23. Quanto à academia a possibilidade de algum terreno em Monsanto é uma hipótese a explorar. O Restelo seria naturalmente a sala de visitas da equipa principal. Isto quando os actuais 'senhorios' cairem em si.


Saudações azuis

Sem comentários: