terça-feira, abril 17, 2018

Rescaldo da batota!

Ontem quis ouvir as opiniões dos comentadores árbitros que enchem as nossas televisões, o objectivo era confirmar ou emendar aquilo que escrevi sobre os lances mais polémicos do jogo no Restelo. Qual quê?! Só dava a derrota do Benfica e trezentas mil repetições de um hipotético penalty a favor dos encarnados! As imagens tinham sido emprestadas pela BTV e por aqui se vê a idoneidade do futebol que temos. Tiveram azar desta vez. Já levam dez penalidades de avanço contra três do Porto. É muita fruta.

Sobre os lances polémicos do Restelo foi tudo muito telegráfico. Não interessava falar no assunto. Lá admitiram que o Rui Patrício fez penalty; que no terceiro golo do Sporting o VAR teve uma branca; e que o Acuña fez penalty sobre o Licá. Acontece que este estava isolado e o cartão em vez de amarelo deveria ter sido encarnado. O problema é que assim ficava o Sporting em inferioridade numérica e isso é contra os regulamentos em vigor. Portanto, erros naturais, compreensíveis, e sem influência no resultado. Finalmente sobre o lance que deu origem à pressurosa intervenção do VAR para que fosse marcado o penalty que deu a vitória ao Sporting, aí também foi tudo normal.

Conclusão: é fácil roubar pontos ao Belenenses. Eu só gostava que alguns destes opinadores metessem a mão na consciência (se a tiverem) e admitissem publicamente duas coisas: - que se fosse ao contrário o VAR nunca interviria; e em segundo lugar, tratando-se de um lance duvidoso, o VAR deveria ter seguido o protocolo e manter-se calado. O problema é que quando toca a defender os interesses dos ‘clubes do estado’ nunca há dúvidas! E há que seguir a constituição da república: -  Sempre, sempre a favor dos grandes! Sempre, sempre contra os pequenos!

Enfim, deixemos em paz a batota nacional (já devíamos estar habituados a ela) e centremos a nossa atenção no difícil calendário que ainda temos pela frente. Quatro jogos e pelo menos mais dois ou três pontos para ficarmos descansados. O próximo embate é em Paços de Ferreira onde o histórico nos é muito desfavorável. Acresce que eu ouvi as declarações do respectivo treinador após a copiosa derrota imposta pelo Braga. Disse ele que seria o Belenenses a pagar as favas. Espero que isso não aconteça. Pelo contrário, espero que este remoçado Belenenses confirme em Paços que é um novo Belenenses. Um grande Belenenses!


Saudações azuis

Sem comentários: