segunda-feira, novembro 20, 2017

G 15 - uma excelente notícia!

No deserto que é o futebol português onde há três eucaliptos que secam tudo à sua volta é uma excelente notícia saber que (finalmente) alguém se atreve a contestar tamanha hegemonia! Hegemonia asfixiante, que não deixa ninguém medrar, e mantém o futebol português num casulo soviético. Não vou aprofundar a comparação, a união soviética já não existe, mas deixou testamento em Portugal. Quando existia havia os clubes do estado, com todos os direitos, e os outros, com todos os deveres. O imobilismo (em tudo) era a palavra de ordem para que ganhassem sempre os mesmos. É isso que queremos?!

Na linha da frente deste movimento de emancipação aparecem o Braga, o Boavista e o Belenenses, uma tríade que se saúda! Espero que tenham a capacidade para agregar os quinze clubes numa plataforma que possa defender os interesses comuns. Não vai ser fácil porque isto vai estragar o arranjinho em que tem vivido o futebol português. O momento no entanto parece-me oportuno. Os três clubes do estado estão envolvidos numa guerra fatal que anuncia o fim de um ciclo. A caixa de esmolas, de tanto ser arrombada já não chega para os três. Há que mudar de vida.

Em termos de reivindicação e mudança o G 15 já definiu as prioridades. Prioridades óbvias que funcionam em todos os campeonatos europeus excepto em Portugal e na Ucrânia! Refiro-me à centralização dos direitos televisivos na Federação ou na Liga e à distribuição dos proventos segundo critérios equitativos. Não é preciso inventar nada, basta copiar o que já se faz nos campeonatos mais evoluídos.

Outra das reivindicações não pode deixar de ser um limite de jogadores a inscrever na esfera patrimonial de cada clube. O objectivo é terminar com a colonização de todos os clubes por parte dos três do costume.

E claro, o VAR tem que ser democratizado. Dito de outra maneira para que todos percebam – o VAR deve estar ao serviço da verdade desportiva em todos os jogos do campeonato e não, como temos constatado, ao serviço da verdade desportiva nos jogos em que participam, Benfica, Sporting e Porto. Para bom entendedor…
  
Termino com alguma esperança sabendo como é difícil mudar mentalidades e subserviências que já têm barbas. A esperança é que o G15 representa o futuro, a verdade desportiva para todos, num futebol mais justo e competitivo. 


Saudações azuis 

Sem comentários: