terça-feira, maio 26, 2015

Breve análise de uma época

Eu disse que vamos dar um tempo mas isso não impede que faça desde já uma breve análise sobre a época realizada. Não conhecendo a realidade por dentro, só posso dar uns palpites. Aqui vão eles, baseados em números que toda a gente pode verificar:

Terminámos em sexto lugar entre dezoito equipas. Mas um olhar mais fino sobre a classificação diz-nos o seguinte: - em termos de vitórias em casa ficámos no 15º lugar, iguais ao Gil Vicente, à beira da descida! Em termos de vitórias fora conseguimos um honroso 4º lugar!
Para não complicar muito as contas eu arriscaria relacionar aqueles números com o goal-average - 34 golos marcados e 35 sofridos. E aqui a situação bipolar mantém-se – em termos de golos marcados estamos no 11º lugar, o que é mau, enquanto no que toca a golos sofridos acabámos em 5º lugar (ex-aequo com o Vitória de Guimarães), o que é bom!

Portanto, do que fica dito, podemos retirar algumas conclusões - É difícil jogar em casa?! É, sim senhor. Há que assumir o jogo, correr mais riscos, num campeonato também ele bipolar, onde um empate (apenas um ponto!) é considerado um bom resultado! Por outro lado, os dois melhores marcadores saíram, ou deixaram de jogar com regularidade, a partir do meio da época, mas isso não explica tudo.
Posso ver algumas razões na incapacidade do meio campo para ter bola, e no serviço deficiente aos avançados. Seja através de lançamentos, seja através de cruzamentos. Curiosamente, nestes últimos jogos, estes aspectos melhoraram. E nem vou dizer porquê. Para bom entendedor…

Termino com um conjunto de mensagens dirigidas à SAD: -
 - Ofereça a renovação a todos os que contribuíram para chegarmos onde chegámos, mantendo assim o espírito de corpo que a equipa revelou;
- Tendo em vista a bipolaridade acima evidenciada, faça as contratações indispensáveis para que a equipa se torne mais homogénea e consistente, ou seja, mais capaz para tirar partido do factor casa;
- O futebol é um jogo em que é preciso marcar golos para ganhar. Assim, não podemos chegar ao fim de um campeonato com um score de golos marcados tão baixo! Eu sei que os goleadores são escassos e caros, mas há que fazer um esforço nesse sentido. Atenção, goleadores que possam jogar contra todas as equipas do campeonato!



Saudações azuis

Sem comentários: